TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 20 de abril de 2020

Resultados de exames apontam cura dos pacientes testados positivos da Covid-19 em Coité

O Laboratório Central de Saúde Pública do Estado da Bahia – LACEN encaminhou nesta segunda-feira, 20, os resultados dos novos exames dos pacientes que testaram positivo para Covid-19 (Coronavírus) de uma mulher de 58 anos, e seu genro de 27, residentes no Bairro do Cruzeiro, em Conceição do Coité. 
Eles contraíram a infecção através de uma mulher de 62 anos, natural de Coité, mas que reside em Camaçari, sendo ela a primeira a ter o caso confirmado após ter o material coletado pela equipe de vigilância epidemiológica de Coité e enviado para o Lacen. Na ocasião, mesmo tendo sido coletado pela equipe de saúde de Coité, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) colocou como sendo caso confirmado em Camaçari, endereço dela.

A mulher que testou positivo é tia de uma profissional de saúde de Coité que tão logo percebeu os sintomas de tosse e febre da paciente cumpriu um papel importante de se manter em isolamento domiciliar, assim como fez com seu esposo e sua mãe, por terem contato enquanto aguardavam a coleta do material para exames.
A enfermeira relatou que foi coletado o material para exames dela própria, de seu esposo e sua mãe no dia 4 de abril, três dias depois saiu o resultado pela Lacen testando positivo para mãe e esposo, e que o dela deu negativo. “Daquele dia em diante me afastei deles e fiquei cumprindo assistência a distancia e ninguém saía de casa, eu também mesmo tendo dado negativo me mantive em isolamento”, contou a profissional de saúde.

Ela contou também que durante todo esse tempo nenhum dos infectados apresentou o mais simples sintomas, mas não escondeu a preocupação que teve com a mãe que tem 58 anos e é hipertensa.

Na última sexta-feira, 17, completou 14 dias de isolamento e foi coletado novas amostras inclusive da enfermeira e o resultado saiu na manhã desta segunda-feira, 20, que os dois testados positivos estavam curados e da que deu negativo permaneceu.

O Calila Notícias perguntou também a enfermeira uma coisa que foi bastante questionada, ou seja, como uma paciente com sintomas da Covid aguardando o resultado podia ter sido liberada para viajar podendo contaminar outras pessoas e ela respondeu que na ocasião a tia embora apresentava alguns sintomas não eram graves e ela achou melhor ir para Camaçari onde mora e onde poderia ser acompanhada pelo seu plano de saúde. Outro fato importante revelado pela servidora pública de saúde, foi ela ter viajado de carro próprio ao lado do esposo que também fez o teste e deu negativo.

Assim sendo, de acordo com um card divulgado pela Prefeitura de Coité, os três casos confirmados da Covid-19 no município estão curados. Ao todo são 21 casos que testaram negativos, tem 9 pessoas sendo monitoradas, e dois casos suspeitos aguardando resultado do Lacen, porém o Calila Notícias constatou que na relação da SESAB divulgada depois do card aparece Coité com 3 casos, ou seja, novidade na relação.

Até o fechamento desta reportagem ninguém da Prefeitura tinha se manifestado da existência de um novo caso, justamente no dia que anunciou as três curas dos testes positivos.

Do Calila Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.