TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Ichu: Agricultor produz gás de cozinha para o próprio consumo usando esterco de vaca

O agricultor Oseas Primo Carneiro, 59 anos, morador da fazenda Miragalho no município de Ichu, passou a economizar cerca de R$ 35,00/mês após produzir gás de cozinha para seu próprio consumo a partir de esterco de vaca, utilizando um sistema que é conhecido como biodigestor do qual ele mesmo construiu em seu quintal.
Essa técnica já vem sendo utilizada no nordeste do Brasil há tempos, e ele ao ouvir falar teve a ideia de estudar sobre essa tecnologia e logo iniciou o processo de fabricação. Ele conta que apenas na parte final do processo de construção que procurou um amigo em Riachão do Jacuípe para lhe ajudar a concluir a instalação.
Essa técnica utiliza o esterco animal que produz o gás metano (CH4), que se forma a partir da fermentação de resíduos orgânicos pela ação bacteriana. O esterco é colocado nos biodigestores, uma espécie de fosso, onde acontece todo o processo.  
De acordo com Oseas foram 45 dias para colocar o sistema em operação, inicialmente foi necessário encher o fosso com 2 mil litros da mistura (esterco e água) numa proporção 2x1, ou seja, dois de água e um de esterco, para assim dar início a produção do gás. Para reabastecer ele diz que usa apenas 1 balde de esterco e 2 de água todos os dias o que segundo ele é o suficiente para o fornecimento de uma residência.
Ao Ichu Notícias o agricultor esclareceu que apenas duas vacas é suficiente para a produção do esterco ecessário para a geração do gás que atenda a necessidade básica de uma família de até 5 pessoas.
Vale destacar que o biodigestor ainda tem um reservatório de descarte de esterco que é usado para adubar as plantações do sítio da família.

VÍDEOS
 FOTOS:



 Redação Ichu Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.