TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Realizada no Sindicato Rural de Ichu a Oficina de Formação sobre Cadernetas Agroecológicas promovida pela FATRES

Nesta quinta-feira, 16, foi realizada no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Ichu a Oficina de Formação sobre Cadernetas Agroecológicas. No município de Ichu através do Projeto SerTão Cidadã, noventa mulheres receberão essa caderneta.

A Caderneta Agroecológica é um instrumento utilizado pela ATER Mulher que busca dar visibilidade e reconhecimento ao trabalho das agricultoras, promovendo a autonomia e colaborando com a organização da produção.

Esse recurso surgiu em 2011, como proposta de formação do Programa Mulheres e Agroecologia do Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM), de Minas Gerais, e foi adaptado pela Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD), através de ações como a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural e Ater Agroecologia.
Ao preencher a caderneta com informações de consumo, venda, doação e troca, as agricultoras têm uma visibilidade maior da produção como um todo, o que possibilita mensurar a renda monetária gerada a partir do trabalho.  

A FATRES, através da Chamada ATER Mulher, recebeu 540 cadernetas para distribuição a beneficiárias do Projeto SerTão Cidadã, com o objetivo de visibilizar, valorizar e organizar o seu trabalho, sendo instrumento de empoderamento e autonomia. Também serve para que essas mulheres reconheçam sua contribuição na economia da família.  

Do AL NOTÍCIAS / Informações SINTRAF / FATRES 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.