TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 14 de abril de 2022

Tradicional Procissão do Fogaréu está de volta em Serrinha depois de 2 anos

A expectativa da prefeitura, organizadora do evento em conjunto com a Paróquia da Catedral Senhora Santana, é que um público de aproximadamente 20 mil pessoas acompanhe a programação, que ocorre desde 1930
Subida da serra com as velas deixa um cenário muito bonito
Depois de dois anos suspensa por conta das medidas de contenção da pandemia do novo coronavírus, a Procissão do Fogaréu, parte importante da tradição católica na Semana Santa e Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia, volta a ser encenada nesta quinta-feira (14) à noite na cidade de Serrinha.

A expectativa da prefeitura, organizadora do evento em conjunto com a Paróquia da Catedral Senhora Santana, é que um público de aproximadamente 20 mil pessoas acompanhe a programação, que ocorre desde 1930. A última vez que a procissão ocorreu foi em 2019.

A cerimônia católica retrata a prisão de Jesus no Monte das Oliveiras depois de ser achado por tropas romanas. Fiéis católicos seguem pelas ruas da cidade entoando cânticos e rezando, usando velas acesas, que simboliza os fariseus e soldados que perseguiram Jesus. O percurso sai da catedral e vai até a imagem de Senhora Sant’Anna, na subida da colina. São cerca de 5 km de percurso.
Avenida Joaquim Hortélio registro de 2019 ultima procissão, já que por conta da pandemia não aconteceu com a presença de p[publico em 2020 e 2021| foto: Raimundo Mascarenhas
A Semana Santa começou no domingo (10), quando a Igreja Católica celebra o Domingo de Ramos. Neste dia é celebrada a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho, símbolo da humildade. Ele era aclamado pelo povo simples, que o aplaudia e balançava ramos de oliveira.

Esta quarta-feira (13) foi marcada pela Procissão do Encontro. A marcha solene lembra o encontro de Maria com Jesus a caminho do Calvário. As imagens de Nosso Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores saíram dos bairros Cruzeiro e Colina das Mangueiras, respectivamente, e o “Sermão do Encontro” – momento em que elas são reunidas – ocorreu na Praça Morena Bela, em frente ao Colégio Estadual Rubem Nogueira.
Em 2020 esta foi a realidade | Foto: Raimundo Mascarenhas
Nesta quinta-feira (14), encerrando a quaresma e iniciando o Tríduo Pascal, será realizada às 10h, Missa dos Santos Óleos, que também celebra a Instituição do Sacerdócio ministerial. Na Concelebração Eucarística, que será na Igreja Catedral Senhora Santana, todos os padres da Diocese estarão presentes e renovarão as promessas sacerdotais. Além disso, são abençoados os Óleos do Batismo e da Unção dos enfermos, e consagrado o Óleo do Crisma.

A Missa dos Santos Óleos será presidida pelo bispo Diocesano, Dom Hélio Pereira dos Santos e concelebrada por todos os padres da Diocese de Serrinha, com a presença dos fiéis representantes das cidades que compõem a Diocese. Em seguida, às 19h, será celebrada a Ceia do Senhor, com o tradicional Lava Pés e instituição da Eucaristia por Cristo. Logo após a Ceia do Senhor, ocorre a procissão do fogaréu.

Esta é a primeira semana santa do bispo Diocesano que substituiu Dom Ottorino Assolari em 2021.

Veja a programação completa  

10 de abril (domingo)

Bênção dos Ramos
Hora: 8h
Local: Praça Luiz Nogueira

Missa
Hora: 9h
Local: Catedral

11 de abril (segunda-feira)

Missa Pelos Fiéis Defuntos da Cidade
Hora: 17h
Local: Catedral

12 de abril (terça-feira)

Missa de Oração Pela Cura dos Doentes
Hora: 17h
Local: Catedral

13 de abril (quarta-feira) 

Procissão do Encontro
Hora: 19h30
Local: Praça Morena Bela

14 de abril (quinta-feira)

Missa dos Santos Óleos
Hora: 10h
Local: Catedral

15 de abril (sexta-feira) 

Via Sacra  
Hora: 6h
Local: Colina da Santa / Monte Guarani

Sacramento
Hora: das 7h às 12h
Local: Catedral

Ofício da Paixão de Jesus
Hora: 11h
Local: Catedral

Celebração da Paixão de Cristo e Procissão do Senhor Morto
Hora: 15h
Local: Catedral

16 de abril (sábado) 

Vigília Pascal (levar uma vela com protetor)
Hora: 20h
Local: Catedral

17 de abril (domingo)

Procissão da Ressurreição
Hora: 09h
Local: As mulheres sairão da antiga Matriz e os homens sairão do cemitério paroquial (o encontro será na Catedral)

Missa Pontifical
Hora: 10h
Local: Catedral

Missa da Páscoa do Senhor
Hora: 19h
Local: Catedral

Do CN | PCS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.