TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 10 de junho de 2022

Seis professores da USP são homenageados com o Prêmio Trajetória pela Inovação, entre eles o candealense Adilton Carneiro

Na tarde do dia 7 de junho, aconteceu a cerimônia de entrega da terceira edição do Prêmio USP Trajetória pela Inovação, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) que homenageia professores da Universidade que se destacaram, ao longo de suas atividades acadêmicas, na produção de inovações científicas, tecnológicas ou culturais, contribuindo para a excelência da USP e para o desenvolvimento do País.

Entre os homenageados está o baiano da cidade de Candeal na Região Sisaleira, Antonio Edilton Oliveira Carneiro, da (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – FFCLRP). Ele ingressou na USP em março de 2004.
Prêmio USP Trajetória pela Inovação: Jarbas Caiado de Castro Neto (IFSC); Antonio Adilton Oliveira Carneiro (FFCLRP); Fausto Medeiros Mendes, representando a laureada Daniela Prócida Raggio (FO); Yvone Mascarenhas, filha do homenageado Sérgio Mascarenhas de Oliveira (in memoriam), Akemi Ino (IAU) e Maria Rita dos Santos e Passos Bueno (IB) – Foto: Marcos Santos/USP Imagens
“A inovação é um processo que começa com uma ideia e resulta em impactos sociais, culturais, ambientais ou econômicos. Vivemos em uma sociedade em que o conhecimento é um recurso de desenvolvimento econômico indispensável para o nosso avanço, por isso, as universidades têm a responsabilidade de produzir conhecimento que gere inovação. Nossa missão, na PRPI, é promover os mecanismos de governança que tornem o processo de inovação mais efetivo e fortaleçam a conexão da USP com a sociedade”, afirmou o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Paulo Alberto Nussenzveig.


Antonio Edilton Oliveira Carneiro
Foto: Jornal da USP
O Prof. Adilton Carneiro ingressou na USP em março de 2004. Nesse mesmo ano ele fundou o grupo de pesquisas GIIMUS (Grupo de Inovação em Instrumentação e Ultrassom) com certificação junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e tem se dedicado ao desenvolvimento de pesquisas inovadoras combinando tecnologias ultrassônicas e magnéticas para o diagnóstico e terapia clínica. Sendo um dos pioneiros em nível mundial no uso dessa técnica de Magnetoacustografia e no desenvolvimento de mimetizadores de tecidos biológicos a base de hidrocarbonetos saturados (parafina gel). Um importante reconhecimento internacional foi o prêmio Young Investigator durante o Symposium of Biomagnetism em Boston, USA (2004), pelo desenvolvimento e caracterização de um sistema dedicado para quantificar ferro no tecido hepático de forma não invasiva usando Imagem por Ressonância Magnética e Biosusceptometria Magnética. Sendo, também, um dos pioneiros no Brasil no uso da técnica de relaxometria por Imagem de Ressonância Magnética para a caraterização de tecidos biológicos.  Ainda em 2004, ele inicia colaborações cientificas envolvendo pesquisas inovadoras na área de Elastografia por Ultrassom em parceria com pesquisadores da University of Wisconsin, cidade de Madison-WI, USA e da Mayo Clinic Foundation, cidade de Rochester-MN, USA. Também foi pioneiro nessa área de elastografia no Brasil e atualmente, algumas dessas técnicas elastográficas já fazem parte dos protocolos de diagnóstico na rotina clínica.

Atualmente, essas pesquisas estão evoluindo para o desenvolvimento de plataformas teranósticas combinando magnetismo, luz e ultrassom para tratamento terapêutico e diagnóstico em níveis moleculares. Essas pesquisas já contribuíram para a formação de 11 teses de doutorado; 13 dissertações de Mestrado e 23 projetos de iniciação científica sob sua orientação junto ao Programa de Física Aplicada a Medicina e Biologia da Universidade de São Paulo. Como resultados dessas investigações cientificas inovadoras, o professor Adilton Carneiro contribuiu para a publicação de 93 artigos em periódicos indexados; 80 trabalhos completos e 132 resumos em anais de congressos; 8 Patentes e 1 registro de software. Uma importante contribuição científica e tecnológica recentemente promovida pelo grupo GIIMUS, sob a coordenação do Prof. Adilton Carneiro, foi o desenvolvimento de simuladores paciente-específico com morfologia e características físicas equivalentes ao dos tecidos biológicos para o planejamento cirúrgico e treinamento da equipe durante as 5 etapas cirúrgicas realizadas na separação das gêmeas siamesas realizadas no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, em 2019.

Desde o início de suas atividades acadêmicas, o professor Adilton tem se dedicado com bastante afinco e de forma proativa na formação de recursos humanos com habilidades empreendedoras e criando ambientes motivacionais para o desenvolvimento e transferência tecnológica. Logo após ingressar sua carreira docente, criou disciplinas e laboratórios de formação cientifica e tecnológica para o curso de Bacharelado em Física Médica e para o programa de pós-graduação em Física Aplicada a Medicina e Biologia. Em 2008 criou também a disciplina Empreendedorismo Científico para graduação e Pós-graduação. Sendo uma das primeiras disciplinas de empreendedorismo na área de exatas da USP.

O professor Adilton também tem estimulado seus egressos na criação de novos negócios para viabilizar e acelerar a transferência dos resultados de suas pesquisas para o alcance da sociedade.

Foi um dos Fundadores do Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, sendo este um ecossistema empreendedor que estimula e potencializa a conexão entre a universidade, a indústria, o governo e a sociedade. Foi o Diretor Técnico entre 2010 e 2013 e diretor Presidente entre 2013 e 2020. Em 2016, vem o primeiro reconhecimento. A Incubadora SUPERA foi eleita a melhor incubadora de empresas do Brasil; Em 2019, recebeu um importante reconhecimento internacional, tornando o SUPERA Incubadora como sendo uma das 20 melhores incubadoras do mundo vinculadas a Universidade, de acordo com a UBI Global; Outro marco, durante a gestão do prof. Adilton, foi a transformação do Supera Centro de Tecnologia e Inovação em um dos maiores do Brasil na área de certificação e ensaios de equipamentos médicos.

Redação do AL NOTÍCIAS | Informações Jornal da USP e Antonio Edilton Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.