TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 27 de março de 2012

Barrocas: Agricultores começam a receber o Garantia-Safra a partir de abril:


Mais de mil e quatrocentos agricultores familiares do município de Barrocas com adesão ao Fundo Garantia-Safra começam a receber os pagamentos relativos à safra 2010-2011, a partir do dia 20 de abril. A informação foi divulgada pelo prefeito José Almir Araújo Queiroz, em reunião com representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), secretaria municipal da agricultura e beneficiários no último dia 22. 

As parcelas seguintes serão pagas nos meses subsequentes. O Garantia-Safra cobre perdas de safras de milho, feijão e mandioca causadas pela estiagem nos municípios da região sisaleira. “Estamos atuando com a agricultura familiar em todo o País. Neste momento, em que várias regiões do Brasil passam por perdas provocadas pela estiagem, o Garantia-Safra é um instrumento importante de garantia de renda para quem produz no Semiárido”, afirma o secretário da Agricultura Familiar do MDA, Laudemir Müller. 

Com o Garantia-Safra, o agricultor familiar de Barrocas, com renda de até 1,5 salário mínimo, tem a garantia de receber cinco parcelas de R$ 136 que serão disponibilizadas na Caixa Econômica Federal ou qualquer Casa Lotérica. Para receber o dinheiro os beneficiários precisam apresentar o número do NIS.

O benefício estava bloqueado porque faltava um acordo entre a Secretaria da Agricultura e o Governo Federal sobre os critérios usados para medir a quantidade de chuva no município. O Governo Federal não estava levando em conta as diferenças de uma área para outra dentro do mesmo município já que as chuvas são bastante irregulares.

O pagamento foi liberado depois que o Ministério do Desenvolvimento Agrário reavaliou o relatório enviado pela prefeitura. O valor desembolsado para todos os agricultores é proveniente da União, do estado, do município e dos agricultores. Outros 13 municípios do interior da Bahia estão sendo beneficiados pelo seguro: Candeal, Conceição do Coité, Coronel João Sá, Miguel Calmon, Mirangaba, Nova Fátima, Pé de Serra, Pedro Alexandre, Quijingue, Remanso, Riachão do Jacuípe, Santaluz e Teofilândia.

1.461 agricultores serão beneficiados em Barrocas

Informação do Portal Clériston Silva // Foto: Eraldo Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.