TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

domingo, 11 de março de 2012

Com festa, Valente inaugura agência da Previdência Social:


Inauguração aconteceu no final da tarde de sexta-feira (09).
A cidade de Valente, no Território do Sisal foi contemplada com uma Agência do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Trata-se do processo de regionalização, de modo a levar os serviços para mais perto das pessoas.
O superintendente Regional do INSS no Nordeste, João Maria Lopes, participou do evento e destacou a importância da agência.  Segundo ele, aquele ato simbolizava a entrega de riqueza ao município com distribuição de rendas, pois os recursos liberados através dos diversos benefícios é superior ao FPM dos municípios de Valente e São Domingos juntos e dias melhores virão para a população, que antes tinha que se deslocar até a cidade de Conceição do Coité, há 27 km de distância, para requerer seus benefícios tornando mais fácil a descentralização de um direito. “É poder numa agência como essa, ter mais próximo a solução para uma aposentadoria, uma pensão, enfim, um benefício para quem tem só essa via”.

João Maria ressaltou que esta obra é do Governo Federal em parceria com o municipal e os poderes constituídos, Legislativo e Executivo. Foram rápidos na escolha e localização do terreno e na doação através de uma lei aprovada na Câmara de Vereadores. “Ubaldino foi o mentor dessa idéia de trazer para Valente uma agência do INSS e a Câmara oficializou a doação através da aprovação da lei 005/2209”, falou o vereador Lucivaldo da Silva, presidente da Câmara de Vereadores.
O líder sindical, presidente da UNICAFS/Bahia, Urbano de Carvalho, falou ao CN sobre a luta do movimento sindical, que percebeu o acumulo de serviço da agência de Conceição do Coité, que atendia aos segurados de sete municípios e deixava muito a desejar na qualidade e rapidez dos serviços. “De 1996 a 1998 realizamos vários ocupações as agencias de Coité, Feira de Santana e até mesmo a Superintendência em Salvador com objetivo de chamar atenção para este problema e só no governo Lula nossas reivindicações foram atendidas e agora com Dilma, estão sendo concretizadas”, lembrou Carvalho.
Com exemplo do sofrimento dos segurados para resolver os problemas juntos ao INSS ele citou dois exemplos, ou seja, os moradores do Distrito de Espanta Gato há 60 km de Queimadas, tinham que sair de véspera para resolver os problemas em Conceição do Coité e os moradores de Nordestina, necessitavam viajar quase trezentos quilômetros para tratar de seus benefícios na cidade de Juazeiro.
“Agora se torna melhor o acesso para requerer benefícios previdenciários. Nessa região, 70% da população beneficiada é do campo, portanto, é uma conquista de todos os trabalhadores”, comentou Urbano de Carvalho.
Com a presença de um bom público, o ato aconteceu em frente à sede do órgão e teve a participação da Fanfarra Municipal Boi Valente, sob a regência do Ariel Santana e as benções do padre Enevaldo Barbosa, que através de textos bíblico destacou a importância da agência que inicia com 3.987 segurados residente nos municípios de São Domingos e Valente. A previsão de atendimento diariamente de 150 pessoas.

Gerente Executiva Regional da Previdência, Hildete Neves de Farias, falou da emoção em participar do evento, pois acompanhou de perto e várias vezes esteve na cidade e disse ser testemunha da luta que resultou na conquista das autoridades e dos trabalhadores. Hildete reconheceu o esforço do prefeito e disse durante seu pronunciamento que foi o primeiro a apresentar todos os documentos para viabilização da agência e finalizou falando a importância do um atendimento com cidadania.
O deputado estadual Wellington Passos de Araújo – Tom (DEM), o único parlamentar presente, parabenizou a presidente Dilma Rousseff por estar facilitando o atendimento às pessoas que necessitam dos benefícios do INSS construindo agências nos municípios com mais de 20 mil habitantes que não possuem unidades da Previdência Social prestando todos os serviços previdenciários. Segundo Tom, um dos grandes problemas da Previdência era a distância que havia entre a instituição e o segurado. “Portanto esta inauguração é muito importante para Valente que vive um momento especial, pois o povo vai sofrer menos”, concluiu.

O prefeito Ubaldino Amaral (PP), agradeceu a união de esforços do Governo Federal em prol do desenvolvimento social e econômico da cidade. Segundo ele, a entrega da nova Agência da Previdência e os investimentos do Governo, em várias áreas, demonstra a boa fase pela qual passa Valente. “Estamos vivendo um momento ímpar na historia de Valente, pois vários ex-prefeitos lutaram por esta obra. É uma luta de 30 anos e entre os meses de outubro e novembro de 2008, durante uma viagem que fiz a Brasília, o sonho começou a virar realidade e, em  2009 com o plano de expansão fomos contemplados e contamos com a importante ajuda do ex-deputado federal Luiz Carreira que apresentou uma emenda parlamentar neste sentido”, falou empolgado Amaral.


Com o plano de expansão, serão construídas 89 agencias na Bahia, sendo 15 na região da superintendência de Feira de Santana, das quais 04 já foram inauguradas. “Estamos festejando esta conquista, pois são injetadas na economia local por mês cerca de R$ 3 milhões e 700 mil, contribuindo com o crescimento do comércio, gerando emprego e não há dúvida, é uma obra que realiza meu coração”, falou Amaral.
O prefeito encerrou seu pronunciamento comentando sobre a viagem que fez a Brasília na última semana e voltou com o compromisso que obteve dos diretores da Caixa Econômica Federal, de instalar uma agência em Valente e o gerente da agência de Conceição do Coité, Raimundo Carneiro, já esteve verificado alguns terrenos onde possa ser construída a agência.
Na manhã de sexta-feira, por volta das 11h, foi inaugurada a agência do INSS de Queimadas e serão beneficiados 4.955 pessoas, que antes tinham que deslocar para Conceição do Coité e vai atender a cidade de Nordestina, que foi desvinculado de Juazeiro.
Nos dois atos, em Valente e Queimadas, o gerente da agência de Conceição do Coité, José Anselmo da Cunha, foi homenageado pela forma cidadã de atender as pessoas, um das preocupações do Ministério da Previdência e como forma de colocar em prática esta determinação de ampliação para720 municípios, por meio da implantação de novas agências. Com essas unidades, a o número de agência, que hoje é de 1.110, passará para 1.830 agências, ou seja, ampliando a presença física do INSS que,atualmente, está em 950 cidades para 1.670 municípios brasileiros.

Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas // CN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.