TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 23 de março de 2012

Conquista: Fardas com chip avisam aos pais sobre entrada e saída na escola:


imagePais receberão informações dos filhos por mensagem de texto
No primeiro dia de aula após o lançamento oficial de um sistema que monitora a frequência de estudantes por meio de um chip instalado na farda, na rede municipal de ensino de Vitória da Conquista pais de alunos disseram que a novidade trará mais tranquilidade para eles.


O uniforme, lançado na última quarta-feira (21) pela Secretaria Municipal de Educação, monitora a entrada e a saída dos estudantes das escolas e avisa por mensagem de texto (SMS) o horário exato dessa movimentação aos pais.

De acordo com publicação do Jornal A Tarde, entre os responsáveis pelas crianças e adolescentes que estiveram nesta quinta-feira (220 em uma das escolas onde a medida já está sendo testada, a esperança é que com as mensagem chegue também a sensação de segurança.

Funcionamento
Segundo a publicação, inicialmente apenas os alunos das unidades com maior índice de evasão escolar utilizarão o "fardamento digital". Das 203 escolas municipais, 25 serão atendidas com a nova tecnologia. Serão 20 mil alunos, entre 6 e 14 anos monitorados via camisa escolar. 
Os chips foram instalados no brasão ou na manga do uniforme.  Até agosto de 2013, a Secretaria de Educação estima que todos os 42.725 estudantes da rede sejam contemplados com a iniciativa.
Cada camisa carregará um número universal, cadastrado no sistema da unidade escolar com as informações sobre os alunos e com o número do celular dos pais ou responsáveis. A tecnologia funciona a partir da instalação de sensores nas entradas das instituições escolares e o monitoramento é feito por identificação via radiofreqüência.

Pioneirismo
O secretário municipal Coriolano Moraes disse ao A Tarde que Vitória da Conquista é a primeira cidade do Brasil a adotar a tecnologia na educação em rede, que custou R$1,2 milhão. Em uma pesquisa prévia verificou-se que 85% dos pais de estudantes da rede municipal possuíam aparelhos de celular e, por isso, a decisão de investir no monitoramento, afirma ele. “Os pais demonstraram bastante interesse no projeto desde o começo”, certificou o secretário.
Para o diretor do Centro Municipal de Educação Paulo Freire, Sidney Soares, a expectativa é que a tecnologia sirva para garantir maior participação das famílias na vida escolar dos estudantes. “A partir do novo uniforme, a tendência é a melhoria na frequência dos alunos e, consequentemente, no índice de aprovação”, ressaltou.

Interior Da Bahia com foto do Aratu Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.