TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 3 de abril de 2012

Fé: Procissão do Fogaréu transforma Serrinha em uma nova Jerusalém:


imageCom 100 atores, cerca de 30 mil pessoas seguem a procissão
Desde o último domingo (01/04) Serrinha se transformou na nova Jerusalém brasileira, com mega-encenações a céu aberto da Paixão e Morte de Cristo.

Com 100 atores, cerca de 30 mil pessoas em procissões por ruas, praças e subidas em  três morros durante quatro dias consecutivos, finalizando com um grande show gratuito da cantora Joanna.

Durante a noite, em ruas escuras de uma cidade em região seca e árida, milhares de pessoas seguram tochas em fogo e velas nas mãos, em constrição, antecipando a morte de Jesus – em hebráico Yeshua, significa ‘Javé salva’ – que acontece no outro dia, sexta-feira. A cena poderia ser em Jerusalém, cidade localizada entre o Mar Mediterrâneo e Mar Morto, no Oriente Médio, a quase 10 mil km do Brasil, mas não é.


É Serrinha, na região sisaleira da Bahia. A cidade que surgiu a partir de 1715 – século XVIII – a 173 km de Salvador, onde antes habitavam índios (Cariri), vai se tornar a mais nova Jerusalém das Américas, com mega-encenações a céu aberto da Paixão e Morte de Cristo, começando neste domingo (1º), com 100 atores, cerca de 30 mil pessoas em procissões por ruas, praças e subindo três morros durante quatro dias consecutivos, finalizando com um grande show da cantora Joanna.  

A manifestação cultural-religiosa já existe em Serrinha há mais de 80 anos. É emocionante, por ser ato espontâneo da população nordestina, rica em detalhes, de extrema singeleza, beleza plástica e com raízes antigas, remetendo ao medieval ibérico-europeu.

Na cidade às escuras, a multidão forma estradas de luz, que adentram a cidade e sobem os morros. É o conhecido ‘Fogaréu’ tradição que está no plantel das grandes festas populares feéricas, justamente pelo caráter popular e impressionante.

Festa medieval
A procissão teve seu apogeu na Idade Média, quando era planejada como um grande acontecimento religioso e social, com rituais próprios e participação em massa dos fiéis. Os estudiosos acusam ainda que o ‘Fogaréu’ teria heranças rituais pagãs celtas e de povos indo-europeus, quando queriam boas colheitas e terra sempre fértil.

“O Fogaréu de Serrinha é autêntico e só acontece há décadas porque o povo quer, deseja e tem fé”, relata o produtor cultural André Reis, da empresa Expo Eventos especialmente contratada para redimensionar a manifestação para atrair turistas nacionais e internacionais. Centenas de pessoas do Nordeste já afluem à Serrinha.

“O que queremos agora, é conseguir apoio do Governo do Estado para a infra-estrutura viária, logística turística que já conseguimos com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur) e o registro do ‘Fogaréu’ como Patrimônio Imaterial da Bahia, pedido que enviamos à Secretaria de Cultura (Secult)”, afirma o prefeito da cidade, Osni Cardoso.

Segundo André Reis, em Salvador também existiu a Procissão do Fogaréu, trazida pelos padres jesuítas. “Os especialistas dizem que o Fogaréu soteropolitano durou de 1584 a 1875, e depois foi extinto”, diz Reis.

Já o Fogaréu de Serrinha acontece desde a década de 1930 no período da Semana Santa. A multidão sobe durante a noite o Monte de Nossa Senhora de Santana, a maior altitude da cidade. O ato simboliza o acompanhamento a Cristo ao Jardim das Oliveiras, onde ele se entregou para o sacrifício.

Passos da paixão
“A intenção da prefeitura é fazer com que a manifestação se torne um atrativo nacional e internacional. E se depender do fenômeno econômico provocado por essas festas religiosas, o sucesso já está garantido. Dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) apontam que o turismo religioso é responsável pela atração de mais de 1,5 milhão de pessoas no fluxo global de turistas na Bahia. “E a Embratur estima que essas manifestações já devem movimentar, no mínimo, cerca de R$ 7 bilhões ao ano no Brasil”, alerta Osni Cardoso.

A partir daí foi criado o Projeto Passos da Paixão para transformar Serrinha em uma espécie de Jerusalém na Bahia (como em Pernambuco). “Em Serrinha já temos festa, encenações prontas e o fluxo de milhares de pessoas que participam das manifestações”, garante o prefeito. Para André Reis faltariam apenas melhorias de infra-estrutura turística. “A ideia é também buscar leis de isenção fiscal, incentivos estaduais e federais, e patrocínio direto”, finaliza André.

“Gostaríamos que o ‘Fogaréu’ se tornasse oficialmente um bem imaterial do Estado; isso traria reconhecimento para esse importante ato histórico-cultural da região, potencializaria o acontecimento como turismo religioso e aumentaria a auto-estima da cidade e do povo, salvaguardando a tradição”, defende o prefeito de Serrinha, Osni Cardoso.

Show com Joanna
No Sábado de Aleluia – que na tradição Cristã é quando Jesus ressuscitou da morte na cruz –, dia 7, às 21h, a cantora Joanna deve reunir milhares de pessoas em Serrinha, saudando a religiosidade e a fé do povo brasileiro.

Com 25 anos de carreira, Joanna é uma das poucas cantoras brasileiras que é sucesso garantido em Portugal e em muitos países de língua hispânica. Desde a sua estréia em 1979, Joanna cantou – e ainda canta – muita MPB, gravando compositores como Durval Ferreira, Arthur Laranjeira, Wagner Tiso, Toninho Horta, Sivuca, Gonzaguinha, Tom Jobim, Chico Buarque e Milton Nascimento (que fez “Nos Bailes da Vida” especialmente para ela).

Mais informações sobre o Projeto Passos da Paixão e a Semana Santa em Serrinha, são prestadas via telefones (71) 9115-6080 e (71) 9125-0679.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA – SERRINHA
PROJETO PASSOS DA PAIXÃO 2012

01 de abril (domingo)
Missa de Ramos – 9h e 19h

03 de abril (terça-feira) 
Missa dos Santos Óleos - 19h

05 de abril (quinta-feira)
Missa da Ceia do Senhor - 19h
Procissão do Fogaréu – 20h
Encenação da Paixão de Cristo – Alto da Colina

06 de abril (Sexta-feira)
Via-sacra – 6h
Celebração da Paixão do Senhor – 15h30
Encenação da Paixão – 19h (Palco Principal – Praça Luiz Nogueira)
Procissão do Senhor Morto – 20h

07 de abril (sábado)
Encenação da Paixão – 19h (Palco Principal – Praça Luiz Nogueira)
Vigília Pascal – 20h
Show com a Banda: Cantoras de Deus – 22h00
Show com Joana – 00h00

08 de abril (Domingo) 
Procissão do Encontro
Missa Pontifical de Páscoa – 10h
Missa de Páscoa – 19h

Foto: FlickrMonizComunicação //Interior Da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.