TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

ICHU - 5° DIA DA VISITA PASTORAL DE DOM OTTORINO

Ao se dirigir para a comunidade de Barra, local programado para iniciar a visita pastoral no dia 16 de agosto, D. Ottorino conheceu a comunidade de Boqueirão . Chegando em Barra foi recepcionado pela comunidade que já o esperava em frente à Capela. 

Antes de celebrar a Santa Missa, o bispo fez algumas perguntas à comunidade para conhecê-la melhor e registrou as respostas dadas. Perguntou sobre as maiores dificuldades, sobre a participação dos fiéis, sobre o dízimo, matrimônio e outros assuntos relacionados à igreja. 

A missa foi preparada pela comunidade e contou com a ajuda de Jorge e Geovana, membros da Pastoral da Liturgia. 

Na homilia, D. Ottorino disse que hoje em dia o homem pensa mais em coisas do mundo perdendo de vista o fim da vida e se continuar assim estamos perdidos porque devemos viver para a vida eterna, pois esse é o nosso destino. De que vale ter tudo aqui na terra, morrer e ir para o inferno? 

Nesse sentido, convidou a comunidade de Barra a colocar os interesses espirituais em primeiro plano e enfatizou: “a missa ou o culto, as orações diárias são essenciais na nossa vida. A vida humana piora se você não se encontra com Cristo. É a presença de Cristo em nós que transforma a nossa vida. Do mesmo jeito que fez o servo, relatado no Evangelho, que não perdoou a dívida, assim fazemos com Deus que nos dá tudo e nós pensamos que ele não merece a nossa atenção, nosso louvor”

Fez um pedido enfático à comunidade: “coloquem no coração o compromisso de participar todos os domingos das celebrações. É grave não dedicar 1 hora por semana ao Senhor, ou melhor a nós mesmos porque nós é que precisamos. Aos domingos nos encontramos com a comunidade, vivemos o amor, a alegria e alimentamos a nossa fé”

Retomando a conversa que teve antes da missa, assumiu o compromisso de celebrar a Crisma na comunidade pedindo que marcassem com o padre com antecedência e disse que nessa oportunidade queria ter uma resposta positiva do que está pedindo nesse momento e ainda disse:Não tenham vergonha de ser católicos, de vir à Igreja rezar
Perguntou às crianças se rezam, que horas rezam e enfatizou que a oração alimenta a nossa vida. Sem ela a vida espiritual morre, não temos força para lutar contra o mal. Contou uma história para as crianças e disse aos pais: ensinem as orações aos vossos filhos. Falem de Jesus. Disse que já encontrou em comunidades crianças que não sabem rezar e disse que os pais devem ser modelos de vida para seus filhos: “não esqueçam: os vossos filhos são filhos de Deus”. Falou da felicidade que sente quando vê os pais com os filhos na Igreja. 

Encerrou a homilia com a firme certeza de que tudo irá melhorar se agirmos como cristãos verdadeiros e pediu a Santo Antonio, que foi um grande evangelizador, que ajude a comunidade. 

Padre Jairo agradeceu a Deus e a presença de todos, e brincou dando 10 para organização e 5 para inquietação de alguns. Agradeceu também ao pessoal da escola e da saúde ali presentes e recomendou que lessem em casa MT 13, a parábola do semeador, para compreenderem um pouco mais o serviço que desempenham na comunidade. 

Após a missa a comunidade abraçou o bispo e o padre, tirou várias fotos e ofereceu lanche na cada de D. Aurelina. 

VISITA À APAE 
Na APAE o bispo foi acolhido com muita alegria pelos alunos, professores, direção e funcionários. 

Os alunos se pronunciaram do jeito deles para agradecer e pedir a Deus a bênção para todos. 

Direção e professores agradeceram a visita, a ajuda na aquisição do carro e a parceria que é feita com a entidade. 

D. Ottorino conheceu as dependências da entidade, rezou, abençoou e agradeceu a acolhida.

Música cantada pela APAE 
Que beleza ê, que beleza á.  Aqui hoje na APAE/ alegria não vai faltar/ pois o bispo D. Ottorino/ ele vem nos visitar.  Neste dia ao Senhor Bispo/ queremos agradecer/ por essa visita ilustra/ que acabamos de receber.  Ele veio de Serrinha/ foi Jesus quem enviou/ através do Padre Jairo/ que é um anjo mediador.

VISITA AO COLÉGIO ESTADUAL ARISTIDES CEDRAZ DE OLIVEIRA (CEACO)
Visita do Bispo Dom Ottorino ao CEACO, onde conversou com os alunos, tirou algumas dúvidas, e lembrou da importância de ter uma meta na vida e que tudo depende de acreditar e seguir a Deus. Os jovens desde a época escolar precisa ter uma meta do que quer seguir, por isso é necessário começar com uma boa preparação, tanto escolar quanto da alma. Dom Ottorino usou a frase que deixou muitos a pensar: "Procurem a Deus como vocês procuram o ar para respirar".

VISITA À SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Na Secretaria de Educação, Conselho Tutelar e Biblioteca Municipal, ele procurou conhecer um pouco sobre cada função dentro da secretaria. 

Ao encerrar cada visita ele encerrou com o Pai Nosso e a Benção. (Na SMEC, foi abençoada em especial Mabel que estava aniversariando hoje).

VISITA À COMUNIDADE DE BOA UNIÃO 
O bispo foi recepcionado com a música de acolhida feita para ele. Falou com as crianças e depois fez diversas perguntas sobre a comunidade. Falou que o lugar era muito bonito e da necessidade de uma capela, sendo necessário arregaçar as mangas, ter boa união e ter claro esse objetivo. Disse que se construíssem a capela ele dava o santo. A comunidade disse que já tinha o terreno. 

O encontro foi muito descontraído, o bispo e as pessoas presentes deram muitas risadas enquanto respondiam as perguntas que ele fazia. 

Sobre o dízimo que a comunidade não coleta, disse que não podem se sentir pobres, isso era antigamente quando os coronéis seguravam para mandar no povo. Quem toma sua cervejinha, come um lanche quando vai a uma festa, usa um batom, não pode dizer que é pobre. Tudo isso é bom, faz bem, mas e o compromisso com a Igreja? Muitas vezes pedimos chuvas e tantas outras coisas a Deus, mas onde está a nossa generosidade? Não tratem a Deus como mendigo e a partir de hoje trabalhem com essa consciência de dizimista e pensem no casamento da Igreja. 

Citando a passagem das Bodas de Caná disse que o casamento é a 1ª das vocações e está na primeira página da Bíblia quando Deus fez homem e mulher e disse crescei-vos e multiplicai-vos. O casamento civil é como água e o da Igreja é como o vinho que dá sabor e vigor. O pai e a mãe que casam na Igreja se tornam sacerdotes da família. E nesse sentido, incentivou o casamento comunitário dizendo que os homens muitas vezes não querem casar, não por maldade, mas por falta de incentivo. 

Falando da importância do culto dominical animou-os pedindo que sejam missionários, que chamem, orientem as pessoas da comunidade. Cuidem da catequese, das campanhas da Igreja. 

Perguntando sobre o padroeiro da comunidade, São Roque, aproveitou seu exemplo de vida para incentivar ainda mais os fiéis: São Roque andou a pé até Roma e no caminho encontrou muitas pessoas doentes de peste. Parou seu trajeto e cuidou dos enfermos até cair na enfermidade também e foi cuidado por um cão até ser descoberto por outras pessoas que o ajudaram a se curar. Homem de fé por ter coragem de ir a pé para Roma e de amor por cuidar dos doentes. 

Para encerrar, convidou a rezarem o Pai Nosso, entregou a lembrança a animadora Ana Jelice e foi conhecer a área onde será construída a capela. 
Na oportunidade conheceu também o local onde o grupo de produção faz beiju e farinha de tapioca e ainda colheu feijão para fazer uma salada. 

VISITA À COMUNIDADE DE LICURI 
Em Licuri o bispo também foi acolhido pela música feita para ele. Em seguida fez as perguntas que está fazendo em todas as comunidades (tempo da comunidade, da capela, de que vivem, quantas são as famílias, as pessoas, se recebem bolsa família, se as pessoas são casadas na Igreja, se tem dízimo dentre outras). 

Perguntou se conhecem a vida do Santo Padroeiro da comunidade: São Francisco de Assis. Falou sobre a vida do santo e da cidade que conhece bem (Assis, na Itália). Usando o exemplo de São Francisco, disse que o encontro com Cristo pode transforma a vida de uma pessoa. Quem se apaixona por Cristo se transforma completamente. 

Animou os fieis a rezarem e pedirem a Santo que os ajude a trilhar o caminho da santidade e viver o Evangelho. 

Se a comunidade de Licuri quer seguir o exemplo de São Francisco e não participa das missas, não casa na Igreja, não contribui com o dízimo, não pode caminhar e perde a graça de ter Jesus em sua vida. Não se pode esquecer do mais importante que é o encontro com o Senhor. Sem a sua presença a nossa vida fica na escuridão. Convençam seus amigos, parentes, vizinhas a esta vivência fraterna do culto, das missas, das orações diárias. Coloquem Cristo no centro de suas vidas. 

Falou sobre o objetivo da visita que é encorajar, animar, orientar e disse que em nome do Senhor e de São Francisco de Assis foi que se quis lembrar essas coisas e pediu que transmitam em casa. 

Por fim as crianças que formam um coral nas missas cantou a música Missão de Todos Nós e o bispo em contrapartida cantou O ressuscitado vivem entre nós e disse que se o ressuscitado vive entre nós não há o que temer. Cantou também: Jesus Cristo ontem, hoje e sempre aleluia! E concluiu dizendo: Não podemos viver nossa vida sem presença de Jesus. 

Convidou a todos para rezar a oração do Pai-Nosso e entregou a lembrança de sua visita a Adriana, uma das animadoras da comunidade. 
Pessoas da comunidade agradeceram a presença do bispo e falaram da alegria que sentiram em recebê-lo. 

VISITA À PRAIANO 
Na última comunidade prevista para o dia, D. Ottorino fez a mesma coisa: procurou conhecer a vida da comunidade através de várias perguntas e disse que a coisa pior que tem nos católicos é a preguiça espiritual, a indiferença diante do Evangelho. 

Falando da visita pastoral disse que ele tem o dever de orientar para uma nova catequese, uma nova evangelização e falando da família lembrou o que disse João Paulo II: “Se salvarmos a família, salvamos o mundo”

Também falou do dízimo, da fé, da vida, dos sacramentos e dos dons, entregou a lembrança de sua visita a Pedro Genir e iniciou a Santa Missa. 
Na homilia o bispo disse que o Reino de Deus é como um rei que resolveu acertar as contas com seu empregado. Essa é uma história que contou Jesus e assim será conosco. Temos que lembrar que Deus irá acertar as contas conosco (casamento, falta nos cultos e missas...). Deus nos dá os dons para dar frutos. Quantos dons de Deus recebemos? Podemos pensar sobre isso quando formos para casa. Como uso esses dons para o bem ou para o mal, ou somos indiferentes? Ou fazemos a opção por Jesus Cristo ou não conseguimos viver nossa vida cristã. Não temos a coragem de colocar Deus no centro de nossas vidas? Com Cristo no centro tudo fica iluminado, ele nunca vai nos escravizar e sim oferecer uma chance a mais. Deus quer a nossa salvação, mas somos nós que devemos dar conta de nossas escolhas. O que você fez do seu dom, o que fez da Igreja que deixou, qual a tua resposta aos apelos que Cristo deixou ao longo de vossa vida? Quem decide o destino final somos nós, hoje. Deus continua deixando tantas oportunidades, pensem nas missas, páscoas, quantas coisas... vamos entrar nessa ideia, nessa consciência de que tudo nos é oferecido. 

Nesse mês vocacional temos outras oportunidades para pensar sobre a família e tantas outras vocações: como vivo em minha família, a lei de Deus, a moral? Temos que dar conta a Deus. Que faço para anunciar o Evangelho? Por que não sou missionário? É difícil dizer sim a Cristo, por isso convido você a pensar, é hora de acordar. Estou fazendo um apelo ao orgulho católico, mostrar a beleza de viver com Cristo e viver unido na Igreja. Vamos nos voltar a Deus e colocar Jesus Cristo no centro dos nossos interesses e vamos contagiar os outros. 

Que o Sagrado Coração de Maria, padroeira desta comunidade, ajude a entender o que é mais importante na vida para o bem da Igreja e do mundo. 

No final da missa, agradeceu aos presentes e Padre Jairo convidou a comunidade para estar em Ichu sábado no enceramento da visita pastoral. 

O bispo deu a bênção final e todos se saudaram encerrando assim o 5º dia de visita pastoral.

Confira as fotos da missa na Comunidade de Barra:
(Clique nas imagens para ampliá-las)












 

Confira as fotos da visita à APAE:
(Clique nas imagens para ampliá-las)





Confira as fotos da visita ao CEACO:
(Clique nas imagens para ampliá-las)




Confira as fotos da visita à Secretaria de Educação:
(Clique nas imagens para ampliá-las)





Confira as fotos da visita à Comunidade de Boa União:
(Clique nas imagens para ampliá-las)










Confira as fotos da visita à Comunidade de Licuri:
(Clique nas imagens para ampliá-las)




Confira as fotos da visita à Comunidade de Praianos:
(Clique nas imagens para ampliá-las)



Cobertura da Missa na Barra e visita à APAE: Geovana Márcia
Cobertura das visitas ao CEACO e Sec. de Educação: Cristian Leide
Cobertura das visitas de Boa União, Licuri e Praianos: Geovana Márcia e Otávio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.