TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Rapidinhas: As disputadas eleições nas cidades, acordos e vacilos de candidatos


imageClaudia Oliveira, de Porto Seguro, pode perder por um vídeo
Nas Rapidinhas desta semana mais curiosidades sobre as eleições pelo interior da Bahia. A possível união de candidatos governistas, os embates duros nas regiões Sisaleira e do Jacuipe são alguns dos destaques.

Nas regiões Sisaleira e na Bacia do Jacuipe as eleições serão difíceis em vários municipios. Já em outros, como Feira de Santana, a disputa parece já estar liquidada. Confira:    

Jacobina
Em Jacobina o governo do Estado tenta unir dois candidatos para enfrentar a prefeita Valdice Castro (PP): Amauri Teixeira (PT) e Ruy Macedo (PMDB), que, apesar de pertencerem a partidos com estratégias diferentes no plano estadual, iniciam conversas na tentativa de união para enfrentar a progressista.

Senhor do Bonfim
Em Senhor do Bonfim acontece o mesmo movimento. Representantes de Carlos Brasileiro (PT) e do prefeito Paulo Machado (PP) criaram uma comissão para discutir uma possível união. O problema é que sobrou vontade para unir, mas faltou quem quisesse desistir. Assim, a comissão foi dissolvida e os dois seguem na disputa.

Candeias
Em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador, a ex-deputada federal Tonha Magalhães já esteve em situação melhor para vencer a eleição. Meses atrás, ela tinha uma média de 35% nas pesquisas, mas na última feita por um instituto para consumo interno, caiu cerca de 10 pontos percentuais. Uma provável união entre Jair Cardoso (PDT), Carlos Martins (PT) e Sargento Isidorio (PSB) pode botar fogo na eleição e os planos de Tonha serem sepultados.

Araci e Zedafó
Eleição durrissima em Aaraci, na região sisaleira. Silva Neto (PDT), filho do místico Zedafó, é candidato da oposição. Ele enfrenta a prefeita Nenca (PSD), que também é páreo duro. Todos apostam em vitória, mas ninguém aposta com segurança. Será o típico jogo para ser decidido nos pênaltis.

BA x VI em Valente
Na frente das pesquisas, Ismael da APAEB (PT) ainda é o favorito em Valente. Mas, após arrumar a casa e a poeira pelo afastamento de Ubaldino se assentar, Zenóbio Cedraz (PP) cresce e, na reta final, não se sabe o que poderá acontecer. Na primeira eleição de Ubaldino, contra o mesmo Ismael, a vitória foi por 95 votos. Agora, o fato pode se repetir, mas não se sabe para que lado.

Nova Fátíma
O Vale do Jacuipe também terá várias eleições difíceis de prognósticos. Nova Fátima é uma delas. Este ano, o quadro já oscilou positivamente para o lado de Manoel (PT) e de Amado Cunha (PR), os dois candidatos. No momento, a situação é bem melhor para Amado, que conta com o apoio da ex-prefeita Regina, bastante querida na cidade. Manoel já esteve melhor, mas vive um momento ruim e talvez não tenha tempo para se recuperar. E, em Nova Fátima, não tem muita oscilação no voto.

Capela
Em Capela também o pareo é durissimo. O certo é que Dr. Nei, o prefeito (PCdoB) é candidato à reeleição com apoio e aposta de muita gente. Mas Nei, do banco (PTB) desponta com grande força na oposição e pode surpreender. Esta, pelas informações, também será decida nos minutos finais da partida.  

Goleada em Feira

Em Feira de Santana, o maior colégio eleitoral do interior, acontece um fato curioso e outro previsível. O previsível: a quase certa vitória de José Ronaldo (Democratas), ainda no primeiro turno, com uma votação esmagadora, confirmando todas as pesquisas. O curioso: a votação conferida até aqui ao prefeito Tarcizio Pimenta (PDT), que patina entre 3 a 5% das intenções de voto. Como a todo gestor é atribuído um percentual entre 10 a 30%, não era esperado que Pimenta fosse contrariar essa tese.

Blogueiro foge
Na Cidade Princesa, um blogueiro aliado do prefeito Tarcizio Pimenta e desafeto de José Ronaldo, prevendo o resultado da eleição, já fechou o blog temporariamente e sumiu da cidade.

Vacilo I
Eleição é algo que não se pode vacilar. Um simples discuido pode fazer o favorito perder o pleito. Este, talvez seja o caso da deputada Cláudia Oliveira (PSD), que tem base eleitoral em Eunápolis, tem o esposo como prefeito desta cidade, mas disputa a eleição em Porto Seguro, onde não tem qualquer vínculo de parentesco ou comercial.

Vacilo II
Pois bem, ela era favorita, com 13% à frente do seu oponente, o deputado federal Jânio Natal (PRP), mas na semana passada cometeu o vacilo de se deixar gravar em um vídeo em que aparece dizendo que conseguiria emendas de R$ 2 milhões, construiria uma ponte e ficaria com R$ 1 milhão. O vídeo caiu nas mãos da oposição, que o entregou ao jornal o Globo, que publicou. Pronto. O estrago está feito. Verdade ou não, se ela conseguir sair dessa e vencer a eleição, será o típico milagre.

Por Evandro Matos // Interior Da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.