TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Assis vence em Coité e quebra hegemonia de 40 anos

O grupo liderado por Hamilton Rios iniciou a jornada a partir de 1972.

Padre Luiz Rodrigues deixou Coité ha 11 anos, mas tinha o sonho de mudança
O candidato Francisco de Assis, mas conhecido por Assis da Caixa e Assis do PT  foi eleito prefeito de Conceição do Coité, com 21.301 votos que corresponde a 54% dos votos válidos, contra 18.223 correspondente a 43% dos votos válidos recebidos pelo candidato do Partido Progressista (PP) Renato Souza que tentava a reeleição.3078 votos foi a frente do petista.

Foram 159 seções, 46.290 aptos a votar – 41.662 compareceram 90%.
    4.628 abstenção 10%
       560    Branco 1,34%
    1.578    nulo 3,79 %
  39.524  votos válidos.

Alex aceitou o desafio de vice e o resultado foi aquele que poderia ter ocorrido em 2008
A militância muito confiante da vitória começou a fazer a festa três horas antes de encerrar a votação e toda a Praça da Matriz ficou congestionada. A polícia teve que isolar a passagem dos veículos sentido comitê, para desobstruir a via.

Mas nada tirava a animação daquele povo que se encheu de esperança e motivação para encarar uma campanha difícil, pois conforme falou o vice- prefeito Alex ( PMDB) enfrentou três ex-prefeitos, ex-vices, ex-deputado e deputado, além de vereadores, secretários e toda estrutura de quatro décadas.

Três paredões seguraram a festa até a chegada do mine trio e a praça da matriz só alegria. Assis como em todos os momentos antes de seus discursos ouviu o coro de mais de 15 mil pessoas gritando por seu nome. Ele agradeceu primeiramente aqueles que tinham o sonho de ver uma Coité liberta, citou que não fosse o sonho de Nilson Carneiro (ministro da eucaristia) Arivaldo Mota fundador do PT, Joilson do Fórum entre outros companheiros, ele talvez não teria despertado para uma candidatura.
O grito de liberdade não foi apenas de petistas, como também de um grupo muito mais antigo que se uniu ao projeto petista para quebrar a hegemonia de 40 anos. Lá estavam históricos “azuis” bandeira defendida por Iêdo Cirino, médico considerado favorito para vencer as eleições de 1988, mas o então pré-candidato perdeu a vida em um acidente de carro no dia 20 de junho de 1987. Sua esposa Tânia Cirino foi a candidata dos azuis que tinha na legenda o PMDB e perdeu para Vertinho em 1988.

Os comícios eram verdadeiros espetáculos. Mas em 1992 um vermelho se rebelou ( Diovando Carneiro – falecido) sendo vice de Vertinho,  se juntou ao “azul” Misael Ferreira e formaram a chapa a prefeito e a vice respectivamente e se elegeram enfrentando o poderoso Hamilton Rios.

O fato de Vando ter pertencido ao grupo de Hamilton Rios e mantido muita gente no governo e fracassado, os azuis e posteriormente o PT não se convenceram e desejavam uma vitória dos verdadeiros oposicionistas de Coité. Vando faleceu no fim do seu mandato em 1996.Vertinho foi convocado para ser o candidato dos vermelhos mais uma vez e venceu as eleições.

A tradição de cores perdeu força a partir de 2000 com a candidatura de Tom. Vermelho do Grupo de Hamilton Rios e Azul de Misael Ferreira estavam juntos e o slogan “ Coite de Todas as Cores tinha no material de campanha o vermelho e o azul, naquela oportunidade ocorreu a vitória mais fácil, Tom derrotou seu opositor Eustórgio Resedá que também se rebelou do grupo dos vermelhos e se juntou ao azul Robson Cedraz. Naquele ano Assis também concorria pela primeira vez a candidatura de prefeito com o sindicalista Urbano na vice, tiveram menos de 5 %  dos votos.

Na eleição seguinte, 2004 Assis optou pela candidatura a vereador e foi eleito com a maior quantidade de votos recebidas por um vereador em Coité. Em 2008 uma chapa sangue puro(PT) foi formada entre Assis e André Gordiano, mas não obtiveram êxito e foram derrotados por essa mesma chapa que disputou neste ano 2012, Renato e Deraldo.

Assis na ocasião ouviu muita gente dizer que se ele se unisse a Alex que também disputou o pleito seguramente teriam se elegido. Não ocorreu e perderam. Mas ao observarem que a oposição venceu mais “não levou”, já, que juntos tiveram uma soma de votos superior a de Renato, sentaram e acertaram a pareceria e depois de muita luta conquistaram a vitória.

Assis terá minoria na Câmara
A Câmara Municipal será formada por 15 vereadores, mas a coligação que elegeu Assis e Alex ficou com numero inferior 7 contra 8.

Pelo PT foram eleitos 5:
Betão – 1.859 
Danilo – 1.440
Reni do Sindicato – 1.402
Analene 1.176
Rozana  982  


Pelo PMDB 2 eleitos
Raimundo Carneiro – 1.387
Gel de Tetê – 636


Eleitos pela Coligação Coité em Primeiro Lugar
César do Hospital – (DEM) 2.190 
Elizane – (PSDB) 1.498
Nego Jai  (PP) 1.468
Elder (PP) 1.361
Lindo (PTB) 1.160
Araújo Soldado (PSD) 1.111
Zé Baldoino ( PSD) 1.036
Pedrinho de Sambaiba (PSC) 729

Por: Raimundo Mascarenhas // CN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.