TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Pintadas I – PT vai governar o município pela 5ª vez consecutiva

Tudo começou com a vitória de Neusa Cadore em 1996 que se reelegeu em 2000 e em 2004 indicou Valcyr Rios que também conseguiu duas vitórias seguidas. Em 2013 tomará posse "Curujão".
Com a vitória de Edenivaldo Ferreira Mendes, com 54,45% dos votos válidos, ou seja, 3.362 votos dos 6.551 eleitores que compareceram as urnas no dia 07/10, o Partido dos Trabalhadores do município de Pintadas se destaca com o “penta” eleitoral, elegendo de forma consecutiva o quinto prefeito pela legenda e a marca pioneira de implantar um método diferente de administrar, baseado nas lutas e organizações populares.

Carlos, Velzi, Belarmino, Curujão
Curujão, como é conhecido o candidato eleito derrotou nas urnas o social democrata João Batista Ferreira de Almeida, “Batista da Farmácia”, que foi apoiado pelas forças políticas que vêm combatendo os petistas desde a fundação da legenda no município e derrotados pela primeira vez em 1996, quando na ocasião venceu a eleição para prefeitura Neusa Cadore (PT), hoje deputada no exercício do segundo mandato.
Segundo o atual prefeito Valcyr Rios, o êxito eleitoral ao longo destes anos é resultado das diversas lutas dos movimentos sociais, em especial do Projeto Pintadas, ligado diretamente à produção e do questionamento das pessoas que faziam parte deste movimento, desencadeando na formação do Partido dos Trabalhadores (PT) em 1988. Apesar da derrota enfrentada nas duas primeiras eleições, 1988 e 1992.
Valcyr Rios disse que cumpriu sua missão
De acordo com o prefeito, que assumiu a Prefeitura pela primeira em janeiro de 2005, após o mandato de vice-prefeito na chapa de Neusa Cadore entre os anos 2001/2004, com a chegada do PT à prefeitura foi precedida de uma história de luta e comprometimento com as causas sociais. “O segredo do trabalho que realizamos em Pintadas é simples: eficiência na gestão e na política. Isto vem correspondendo com a expectativa do povo e com a vitória de Lula, depois de Wagner, este projeto foi consolidado”, falou Rios.Consciente da missão cumprida, Valcyr disse ao CN que a marca deste segundo mandato foi o desenvolvimento urbano, com pavimentação de diversas ruas na sede do município e em seis povoados. Destacou a importância do Polo da Universidade aberta e a construção do asfalto da BA que liga Pintadas/Ipirá, contribuindo significativamente para o crescimento do município.
“Atuamos fortemente na saúde com implantação de 03 Postos de Saúde da Família, programas de saúde bucal e para as mulheres conseguimos zerar o déficit habitacional com a construção de 470 casas entregues as famílias de baixa rede de forma inteiramente de graça”, ressaltou o prefeito.
Valcyr Rios comemorou a vitória do PT em Pintadas pela quinta vez consecutiva, um feito nunca alcançado em toda a história do partido no Brasil. Nas ruas o povo tem diversas versões para o êxito eleitoral do PT em Pintadas, a exemplo do estudante Paulo Rodrigues Matos, 20 anos, que cresceu ao longo dos mandatos petistas e em sua opinião se manter no poder por tanto tempo não é uma tarefa fácil e para isso a atual deputada Estadual, Neuza Cadore, prefeita de Pintadas por dois mandatos e o atual prefeito Valcyr Rios, que fecha o ciclo de 16 anos à frente da Prefeitura.

Grande parte do corpo de técnicos e profissionais que compõe a Prefeitura ou integram o PT local, têm um duplo papel junto a Rede Pintadas, a exemplo do atual prefeito Valcyr Rios, que atuava como gerente da agência do SICOOB/Sertão. Curujão, que começou sua história no movimento JPL (Jovens Pela Liberdade) e do vice-candidato eleito Carlos Alberto da Silva Almeida (PSC), que atuava no movimento de associativismo.
Carlos falou ao CN, que o PT e os partidos que fazem parte deste grupo político hoje formado PDT, PMDB, PSC, PR, PSB e PC do B tem o cuidado de manter esta união que vem dando certo e suas ações estão melhorando a vida das pessoas. Ele lembrou que depois que o Partido dos Trabalhadores conquistou a Prefeitura de Pintadas, em 1996, o município não recebeu mais nenhum apoio do governo da Bahia, na época sob o comando do grupo do senador Antônio Carlos Magalhães, do então Partido da Frente Liberal (PFL), hoje Democrata (DEM). ”A gestão municipal é compartilhada com os movimentos sociais”, falou Carlos.

Carlos contou também sobre a Rede Pintadas, uma organização informal instituída em 1999 que reuni 13 entidades das organizações sociais e produtivas que elaboram projetos de autogestão, culturais, religiosas e avaliar, propor, planejar e implementar políticas públicas, além de empreender esforços e iniciativas de geração de emprego e renda. Segundo Carlos, a princípio a Prefeitura fazia parte da rede, hoje apenas apoia e como prova desta atenção pela rede à nova gestão pretende fortalecer as associações, cooperativas, reestruturando, “pois estas entidades organizadas vão captar recursos que vão ajudar o município” concluiu o futuro vice-prefeito.
Para o aposentado Berlamino Lima das Mercês, 74 anos, um dos fundadores do PT, residente na Fazenda Lameiro, área de assentamento de reforma agrária, uma marca significativa da gestão petista em Pintadas é a participação popular. “Eu acredito que Curujão e Carlos, eleitos no dia 07 de outubro, vão intensificar em sua gestão. Outro fator importante e que poderá contribuir para a continuidade dessa hegemonia é a forte parceria e boa relação com pessoas importantes do PT que ocupam cargos estratégicos nos governos Estadual e Federal, pois eles vão contar com mais 02 anos dos governos Wagner e Dilma e considerando que a chance da presidenta Dilma fazer sua reeleição e do governador Wagner fazer sucessor na Bahia é muito grande, o PT de Pintadas poderá disputar as eleições de 2016 com chances reais de se manter no poder até 2020”, externou “Seu” Berlemino, a fé e projeção no futuro.

Edenivaldo Ferreira eleito no dia 7 de outubro, disse está convencido que irá governar o município nesta mesma linha de participação popular e exemplo disto foi à elaboração do plano de governo que foi discutido junto às comunidades. Ele citou o exemplo do retorno da casa da saúde em Salvador, um desejo da maioria da população.
“Todos os dias saem ônibus com pessoas para fazer exames na capital e muitos são obrigados a ficar de um dia para o outro, por isso vamos montar uma casa para que possa hospedar os pintadenses de forma digna”, garantiu Curujão.

Ele também falou sobre a importância de continuar o trabalho de construção de barragens e cisternas indiciada no primeiro governo de Neusa Cadore, seguido por Valci Rios. “Estamos vivendo a pior seca dos últimos anos e a situação não está pior por causa das construções de cisternas iniciadas na gestão de Neusa e nos propomos a construir grandes barragens e apoiar de forma significante a agricultura familiar”, garantiu o futuro prefeito.
O novo prefeito administrará com o apoio da maioria dos vereadores, dentre eles três do Partido dos Trabalhadores, Valdlberto Márcio Sena Almeida (753 votos), Juscelino Cerqueira de Almeida, (493 votos) e Vandelson Gonçalves da Silva (467 votos). O PSC elegeu Amir Lobo da Silva, (371 votos), o PCdoB, Raimundo Pedreira de Almeida (Raimundo Fominha – 438 votos) e pelo PR Sandoval Oliveira Machado, (413 votos). Pela oposição foi eleito Osleide Gonçalves da Silva Almeida, (PSD – 362 votos), Carlos André Santos de Limas, (Zuleigo de Badu – 427 votos) e Eliel Oliveira Machado, (Leo Machado – 480 votos).

O municipio de Pintadas, recebeu este nome devido ao hábito do primeiro morador do lugar gostar de criar vacas pintadas, inicialmente povoada pelo Sr. Manoel Gonçalves, o lugar que ficou conhecido como “Fazenda das Pintadas” e tornou-se município, emancipando de Ipirá no dia 9 de Maio de 1985.


 Por: Valdemí de Assis / Fotos: Raimundo Mascarenhas / CN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.