TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 17 de março de 2017

Fenômeno raríssimo e nunca registrado no Brasil é visto no céu de Campina Grande; veja vídeo

Tipo raro de relâmpago acontece acima das nuvens de tempestade e ocorrência na Paraíba é analisada por especialistas estrangeiros
Fenômeno raríssimo foi registrado em Campina Grade / Foto Divulgação/Diego Rhamon/Bramon
Câmeras da Bramon, rede colaborativa de astrônomos profissionais e amadores brasileiros, registraram um fenômeno raríssimo, na noite dessa segunda-feira (13), em Campina Grande, no Agreste paraibano. Veja vídeo mais abaixo.

Chamado de Gigantic Jets (Jatos Gigantes, em tradução livre para o português), o fenômeno é um tipo de relâmpago que acontece acima das nuvens de tempestade e muito além da altitude dos fenômenos tradicionais.

O registro foi feito pelo estudante de Meteorologia da UFCG Diego Rhamon, que é membro da Bramon. Ao Portal Correio, ele explica que “o fenômeno se origina no topo de uma nuvem de tempestade (Cumulonimbus) e segue para cima da atmosfera. Essa Cumulonimbus estava em Taperoá, a 103 km de distância daqui, em linha reta”

Segundo Diego, os Jatos Gigantes puderam ser vistos a olho nu. “O jato tem cor azul e aparência de um cone vertical estreito. Pensava-se que não era possível vê-lo a olho nu a partir da superfície terrestre, mas o de ontem [segunda-feira] foi. A intensidade da luz é muito fraca, por isso a dificuldade de se observar e registrar. Sempre vi e registrei raios, milhares deles, e nunca tinha visto um Jato Gigante ainda”, conta o estudante.
Foto: Jatos Gigantes têm curta duração e acontecem a aproximadamente
100 km de altitude Créditos: Divulgação/Diego Rhamon/Bramon
Com duração bem inferior a dos relâmpagos normais, os Jatos Gigantes nunca haviam sido observados no Brasil, conforme informou à reportagem Marcelo Zurita, membro da Bramon. Ele explica que os Jatos Gigantes fazem parte do que a astronomia chama de Eventos Luminosos Transientes (TLEs, na sigla em inglês).

“Alguns TLEs são bastante comuns e observamos com certa freqüência aqui na Paraíba, mas essa é a primeira vez que aparece um do tipo Jatos Gigantes. Inclusive nenhum outro local do país havia registrado esse fenômeno. E mais, ao pesquisar pelo fenômeno na internet, raramente se encontra uma imagem do fenômeno tão nítida quanto a que foi registrada em Campina Grande”, conta.

De acordo com Marcelo Zurita, o registro está sendo analisado por especialistas estrangeiros. "Enviamos a imagem para Martin Popek, que é um tcheco especialista nesses fenômenos. Ele ficou impressionado e nos confirmou que se trata de um Gigantic Jet. Nós já sabíamos disso, mas, como nunca havia sido registrado outro desses no Brasil, achamos legal consultá-lo", relata.
 
Fonte: portalcorreio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.