TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 17 de março de 2017

Moradores reclamam de falta da água e odor em Riachão do Jacuípe

Moradores do município de Riachão do Jacuípe, a cerca de 100 quilômetros de Salvador, reclamam da falta de água. Eles dizem que as falhas no abastecimento ocorrem há mais de um ano, e que quando a água chega na torneira não é boa para o uso.
Coloração da água deixa moradores desconfiados
“Já tem mais de um ano que a gente fica sem água todas as tardes. Quando tem água na torneira, a água não presta. Tem vezes que água não presta nem para tomar um banho. Às vezes, a água vem de cor de lama. Às vezes, a água vem amarela, de cor de ferrugem”, conta a dona de casa Maria de Jesus.

Com o problema no abastecimento, ela diz que acumula louças e roupas sujas. O reservatório do imóvel, que tem capacidade para oito mil litros, está vazio.

Só tem água limpa em casa quem gasta dinheiro com carros-pipa. Segundo os moradores, cada carro custa em média R$ 150 reais e dura de três a cinco meses.

Como não tem condições de desembolsar este valor, o aposentado Eliézer dos Santos é obrigado a pegar água no reservatório da casa da irmã. Nos últimos meses, carregar baldes pela rua tem feito parte da rotina. “Tem de ser assim. Posso fazer o quê? Preciso, tenho de ir”, comenta o aposentado Eliézer dos Santos.

O problema é que mesmo sem água a conta da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) não para de chegar. Vitor Lima, que é radialista e trabalha em uma rádio comunitária de Riachão do Jacuípe, recebe ligações de moradores de todo o município reclamando sobre o odor e a coloração da água.

agua1
Moradores dizem que enfrentam constante falta de água há um ano
Segundo ele, esse problema começou depois da grande enchente que aconteceu na cidade em janeiro de 2016. “Quando não é a falta, é a questão da qualidade, o mau cheiro, o odor forte da água e a questão da coloração que tem sido alterada frequentemente”, disse.

A Embasa nega que as interrupções no fornecimento de água em Riachão do Jacuípe estejam acontecendo há mais de um ano. Segundo a empresa, as falhas são ocasionais e são por causa de eventuais problemas que, segundo a Embasa, são logo corrigidos.

Sobre a cor e o cheiro da água, a Embasa disse que é por causa da morte de algas nas duas barragens que abastecem o município, por causa da seca e das altas temperaturas, mas que isto não representa nenhum risco à saúde da população. A Embasa disse ainda que está adotando medidas para eliminar este problema.

Fonte: G1 BA, com informações da TV Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.