TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Confira o que aconteceu no primeiro dia da I Semana Social de Ichu

Com o tema "Fazendo a diferença, mantendo o Compromisso com o Servir", foi realizada de 03 à 05 de abril de 2017, a I Semana Social de Ichu, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social. 
O evento aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social José Osvaldo Carneiro (CRAS), situado na Rua Albertino Ferreira, S/N, antiga Creche. É no CRAS  que serão desenvolvidas às atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).   

A I Semana Social de Ichu teve como objetivo contribuir com a qualificação do Sistema Único de Assistência Social - SUAS, promovendo um espaço amplo de debate através da troca de informações e experiências, fomentando nos trabalhadores do SUAS a capitalização e ressignificação  à cerca da Política Nacional de Assistência Social - PNAS, fortalecendo o Compromisso com o Servir na efetivação do SUAS.
No ato de abertura, estiveram presentes o Prefeito Municipal Carlos Santiago, a Secretária de Saúde Nailana Araújo, Secretário de Administração e Finanças Gustavo Reuter, o pastor da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Jailson, Padre Gil, Francisco Avelino - Presidente da Associação Comunitária de Nova Esperança (ASCORNE), do Dentista que atua no PSF do Povoado de Barra, Vinicius, além de Maria Guimarães (D. Quita) - representando todos os demandatários da Política de Assistência de Ichu.
A Secretária Maria das Graças agradeceu a presença de todos (as), enfatizando a felicidade de estar à frente da Secretaria Municipal de Assistência Social, além de reconhecer o apoio de toda a sua equipe de trabalho para a realização daquele evento. Maria das Graças disse que a vontade que tem é de fazer muito mais pelo povo necessitado, mas, que na medida do possível, irá aprimorar os serviços oferecidos.
Os oficineiros (as) e Orientadores Sociais que atuarão na sede e em comunidades rurais do município de Ichu, estiveram reunidos durantes os três dias de realização das atividades, a fim de se capacitarem para desenvolver seus trabalhos.
No primeiro dia, 03/04, contamos com a presença do palestrante Dr. Robson Basílio - Advogado e Mestre em Arquitetura e Urbanismo; Professor de Direito na Faculdade Ruy Barbosa. Robson explanou sobre o tema "Cidade: direito de todos", uma vez que destacou a importância de todos (as) estarem imbuídos na luta por melhorias em seu município e/ou lugar onde vive.
Por sua vez, a Assistente Social Rozana Viana, abordou a temática sobre o "Reordenamento Organizacional da PNAS, na perspectiva do Pacto de Aprimoramento da Gestão do SUAS."

Rozana explicou que a PNAS realiza-se de forma integrada às políticas setoriais, e visa seu enfrentamento, à garantia dos mínimos sociais, ao provimento de condições para atender à universalização dos direitos sociais.
Tarcisio Santiago, Gestor do CadÚnico e Bolsa Família, trouxe várias informações no que diz respeito ao Programa Social acima citado, enfatizando as metas alcançadas desde à adesão por parte do município. Durante sua fala, Tarcisio pôde tirar várias dúvidas dos participantes.

Continuando as atividades, a palestrante Maria Claudiana - Pesquisadora do Grupo de Trabalho de Psicologia e Educação de Feira de Santana, trabalhou o tema que é lema da SMAS de Ichu: "Compromisso com o Servir." Em sua fala, Claudiana foi enfática ao dizer da importância de se trabalhar com compromisso, bem como de servir à aqueles que necessitam do nosso apoio, dando como exemplo, a tese de se colocar no lugar do outro e sua responsabilidade com o que faz. 
Claudiana parabenizou o prefeito Carlos Santiago pela explanação no início das falas, pois, para ela, é difícil de encontrar prefeitos que tenham sensibilidade ao falar da comunidade e de seu povo.
Pela tarde, aconteceram atividades de socialização e integração de equipe, sob o comando das técnicas de referência do CRAS, Ayara e Damares.  

Extraída do Blog da Assistência Social - Por: Emerson Pablo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.