TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 26 de abril de 2017

ICHU-Encerrado com Sucesso o I módulo da Jornada Inclusiva da APAE

A I jornada inclusiva da APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) de Ichu  que trouxe como tema principal "Escola que ensina, aprende! Agregando saberes, desmistificando preconceitos" encerrou na última terça feira, 25 de abril o I módulo desenvolvido em 3 encontros com os professores, estudantes e pais dos alunos daquela instituição.

Com o objetivo de mobilizar a comunidade escolar para estruturar e fortalecer o trabalho pedagógico e interpessoal de cada indivíduo, os idealizadores da Jornada, Professora Zudy Castro e o psicólogo Leonam Castro selecionaram com carinho cada tema  trabalhado na perspectiva de evidenciar trocas de diferentes saberes, aprimorando conhecimentos pessoais e profissionais.

Durante o turno da manhã foi realizado um momento de meditação com o Psicólogo Leonam Castro reiterando a importância do cuidado consigo mesmo. 

Foi compartilhado o sentimento de experimentar essa jornada e o que cada participante poderia levar como contribuição para a vida pessoal e profissional. Em seguida Leonam leu o texto reflexivo abordando a sua relação com o modo de vida contemporânea. Foi aplicado um bingo dos sentimento e características de cada um na vida profissional onde os ganhadores receberam livros que retratavam a temática da jornada.
O Educador Físico Francisco Moysés trabalhou o tema "Abraçando as diferenças" mostrando que só o amor é capaz de transformar o mundo. Assim sendo, é preciso aprender a conviver com as diferenças e não julgar ou apontar o outro pela sua aparência externa. Para Moysés, cada um pode ser luz na vida do outro enxergando o ser humano em sua totalidade e fazendo com que os nossos dias sejam mais leves. Durante a dinâmica foram tocadas músicas que falam do real sentimento que é o amor independente de gênero musical, cor, raça ou religião. cada um tem a sua essência que deve ser respeitada e valorizada por todos. -Complementou Moysés. Foi aplicada técnicas de massagem, relaxamento, dança e atividades físicas descontraindo os profissionais presentes.

Na parte da tarde o tema desenvolvido foi "Saúde mental no trabalho e estratégia de regulação emocional" pela Professora Louise Cristine Santos Sobral- Doutoranda em Psicologia pela universidade Federal da Bahia com a participação dos estagiários do curso de Psicologia da Faculdade Nobre de Feira de Santana.

 Louise falou de como se pode gerenciar as emoções dentro do ambiente de trabalho onde muitas vezes surgem conflitos entre emoções sentidas e emoções demonstradas. Para ela, todos podem mudar, basta querer. Mudar não é fácil mas é possível. Só depende da gente. 

Márcia Portugal, professora e participante da jornada avaliou como positivo esses momentos o que para ela tudo  que vem para enriquecer a vida seja pessoal ou profissional sempre faz bem. "Essa foi uma oportunidade ímpar e tive o prazer de poder participar. esses dias foram de grande aprendizado, desabafo e melhoria de bem estar. Minha alma retorna leve a abastecida de sabedoria".-Finalizou

Os idealizadores da Jornada Leonam Castro e Zudy Fizeram questão de deixar registrado a colaboração dos monitores para que estes encontros acontecessem em grande estilo como também as pessoas aqui citadas:
Funcionários da APAE;

Mediadores: Zilda Soares, Louise Sobral, Thaniele Santana, Francisco Moyses;
Doadores de lanches: Professora Zulman, Professora Dulcineia, Dona Lia (Ichu Cosméticos), Jacira Salgados, Luzia Almeida, Manoela, Dona Ivone, Maria Souza, Orlanete Carneiro, Anaildes Mota;

Impressão de Artes: Gleide A'rts;
Secretária de Saúde Nailana Araújo, Secretário de Administração Gustavo Reuter, Diretora do EMAC Evanéria Santiago.

Vale destacar que o próximo módulo será realizado no mês de maio com datas ainda a definir.

Por Cida Carneiro com informações de Zudy Castro
CONFIRA OUTRAS IMAGENS:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.