TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

ICHU- Iniciada Apresentação do projeto de saude bucal nas escolas municipais

Na última segunda feira, 19 de Agosto de 2019, a equipe de Saúde da família através dos dentistas e Auxiliar de Saúde Bucal, levou para a Escola Municipal Marcolino Santana Lima, o Projeto de Saúde Bucal ART Dentária, como resposta a avaliação feita durante a realização do PSE.


"O Tratamento Restaurador Atraumático (TRA ou ART), também conhecido por sua sigla em inglês (ART) é uma técnica que restaura dentes atingidos pela cárie dental utilizando somente instrumentos manuais, sem uso de brocas ou turbinas ("motorzinho"). Este procedimento também não causa nenhuma dor porque a remoção de cárie é realizada de forma seletiva ou parcial, isto é, não se remove nenhum tecido dental vivo ou organizado, o que não causa dor e diminui o risco de exposição da polpa, reduzindo, assim, a necessidade de tratamento de canal. Logo, normalmente, não necessita de anestesia. Utiliza-se um material (cimento de ionômero de vidro) que é adesivo ao tecido dental e liberador de flúor, o que dificulta a recorrência da cárie naquele dente. O TRA está muito indicado em restaurações em crianças (odontopediatria) tanto em dentes decíduos ("dentes de leite") como em dentes permanentes, odontogeriatria, atendimento de crianças e adultos em locais sem equipamento odontológico, como escolas e centros comunitários, gestantes e demais pacientes que necessitem de atendimento especial".(https://pt.wikipedia.org/wiki).

Os Profissionais apresentaram o projeto e entregaram uma guia de autorização para que os pais, concordem ou não com a realização dos procedimentos em seus filhos. Vale destacar que serão cuidados os dentes de leite das crianças que, passando por avaliação no PSE, foi identificado algum estrago  evitando futuramente, uma lesão maior.

Na quinta feira, 22 de agosto, foi a vez da Escola Municipal Aloísio Cedraz. Todas as escolas passarão por esse processo.

Por Cida Carneiro com informações de Denieire Santiago

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.