TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Vereadora e Coordenadora do PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico) Lúcia Maria Carneiro - PSB realiza reunião para solicitar conclusão do Plano de Ichu

Na tarde de terça-feira, 21, houve uma reunião no Plenário Luiz Júlio Carneiro da Câmara Municipal de Vereadores de Ichu foi realizada pela Vereadora PSB e Coordenadora do PMSB Profª Lúcia Maria.
Estiveram presentes o Prefeito Carlos Santiago, a enfermeira Camila Campinho (Coordenadora da Vigilância Sanitária), Edcarlos Mota (Chefe do Departamento de Meio Ambiente ), Gustavo Rheuter (Secretário de Administração e Finanças, Édico Oliveira (Engenheiro Sanitarista Ambientalista), Givanildo dos Santos (Chefe da Limpeza Pública), alguns conselheiros do COMDEMA e representantes do PMSB.

A reunião teve como pauta principal a conclusão do Plano Municipal de Saneamento Básico deste município de Ichu que foi dado início em Novembro de 2014, atendendo uma determinação da Lei Federal Nº 11.445 de 05 de Janeiro de 2007 e do Decreto Nº 7.217 de 21 de Junho de 2010.
O PMSB de Ichu teve o seu diagnóstico elaborado pelo CREA/BA através do Programa Sanear mais Bahia custeado pela FUNASA. Infelizmente o CREA não concluiu o Plano justificando que o recurso disponibilizado pela FUNASA não foi suficiente para concluir o mesmo.

No início da administração do prefeito Carlos Santiago, a Vereadora Lúcia na condição de ainda Coordenadora do Comitê de Coordenação do plano e presidente do COMDEMA, se reuniu com a Secretaria de Agricultura e prefeito para colocá-los a par da atual situação ambiental de Ichu no tocante à Política do Meio Ambiente, do Plano Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos e do Plano Municipal de Saneamento Básico.

O Prefeito esteve na FUNASA e CREA com vistas a se inteirar melhor da situação do PMSB e soube que o Estado da Bahia iria dar continuidade através dos Consórcios e segundo o Prefeito Carlos já esteve no Consisal 3 vezes para tentar resolver essa questão, mas como dependia de uma parceria com o município vizinho ainda não foi possível assinar o contrato no Consórcio, porém tinha interesse em dar prosseguimento.

A Vereadora Lúcia após apresentar a pauta da reunião, solicitou do prefeito mais empenho, porque segundo ela o município poderá ganhar muito no futuro , porque determinadas verbas federais na área ambiental só será possível mediante a conclusão e aprovação desse plano.

O Engenheiro Ambientalista Édico falou da importância do Plano e se disponibilizou a concluir o PMSB de Ichu, uma vez que a esposa dele Thamires Bomfim trabalhou na primeira fase do mesmo e conhece o município. 
Concluindo a reunião, o prefeito se comprometeu a marcar uma reunião entre ele, o Prefeito de Candeal e a engenheira ambientalista Thamires para fazer o contrato de conclusão do referido plano.

Na reunião também foi solicitado mais apoio à ACTAMARES, uma vez que vem desempenhando um trabalho muito relevante no município de Ichu, melhorias nos jardins da cidade com plantas apropriadas para jardim e lixeiras.

Redação do AL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.