TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

ICHU - Dezenas de pessoas fazem cirurgia de Catarata através da SMS em Santaluz

No último dia 16 de Setembro de 2021, a Secretaria Municipal de Saúde de Ichu-Bahia em parceria com a Clinica Vida em Santaluz  encaminhou dezenas de pacientes portadores de catarata para realizarem a cirurgia, devolvendo em cada um a alegria de voltar a enxergar melhor e aproveitar mais a vida e tudo que os cercam.

"A catarata ocular carateriza-se pela perda progressiva da transparência do cristalino (lente natural do olho). Os sintomas iniciais como a visão turva, diminuição da visão noturna e fotofobia (sensibilidade à luz) podem ser muito ténues numa primeira fase, agravando-se a sintomatologia com o decorrer do tempo (veja mais informação em sintomas). Ou seja, o cristalino torna-se opaco (turvo) com a idade, instalando-se de uma forma lenta e progressiva, afetando, desta forma, a visão. Os sintomas de catarata são, habitualmente, os seguintes: Visão turva ou "embaçada", diminuição da sensibilidade às cores e ao contraste, Visão dupla num olho (diplopia monocular), aumento da sensibilidade à luz (fotofobia), alteração frequente dos erros refrativos, com mudança frequente de óculos, diminuição da visão noturna. A cirurgia de catarata é realizada através da emulsificação do cristalino por ultra-sons, isto é, o núcleo é microfragmentado e aspirado por uma ponteira ultrassónica (facoemulsificação). Após retirado o cortex e o núcleo cristaliniano, é implantada uma lente intra-ocular no lugar que anteriormente era ocupado pelo cristalino, mais propriamente dentro do saco capsular. Como em qualquer cirurgia, o tratamento cirúrgico da catarata apesar de bastante seguro, hoje em dia, apresenta alguns riscos e complicações potenciais que devem ser consideradas".(www.saudebemestar.pt/pt/clinica/oftalmologia/cataratas).

As marcações continuam acontecendo na Secretaria Municipal de Saúde de Ichu.

Por Cida Carneiro/Fotos: Francineide Cedraz

CONFIRA OUTRAS IMAGENS: 











 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.