TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Índio é baleado em confronto com trabalhadores de fazenda no Sul da Bahia:

Foto: Folha Press
A vítima, que não teve o nome divulgado, foi socorrido por outros índios da tribo pataxó hã-hã-hãe e encaminhada para o Hospital de Base, em Itabuna.

Um índio foi baleado na perna durante um confronto armado em uma fazenda na zona rural de Pau Brasil, no Sul da Bahia, na tarde desta sexta-feira (20), de acordo com informações da Polícia Civil. A vítima, que não teve o nome divulgado, foi socorrido por outros índios da tribo pataxó hã-hã-hãe e encaminhada para o Hospital de Base, em Itabuna.
Ainda segundo a polícia, o tiroteio envolveu trabalhadores da Fazenda Rio Pardo, que está ocupada pelos índios. De acordo com o policial civil Sagro Bonfim, chegou à delegacia do município a denúncia de que outras pessoas ficaram feridas no confronto, mas a informação ainda não foi confirmada.
Cerca de 10 agentes da Polícia Federal em três viaturas foram deslocadas da cidade vizinha de Itaju do Colônia para Pau Brasil com o objetivo de identificar os autores dos disparos e confirmar a existência de outras pessoas feridas.
Ocupação de fazendas
A cidade de Pau Brasil é o centro do conflito entre índios da tribo pataxó hã-hã-hãe e fazendeiros e já contabiliza 9 ocupações de fazendas nas últimas semanas. Em toda a região Sul do estado, 72 fazendas já foram ocupadas em razão do conflito por terra. Os índios querem pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) a julgar a demarcação da Terra Indígena (TI) de Caramuru-Paraguaçu, área que abrange todas as fazendas e possui 54 mil hectares.
Os índios dizem que todas as fazendas ocupadas estão dentro das áreas previstas para a demarcação da TI. A Funai garante que a área em questão foi demarcada em 1937 pela Diretoria de Serviço Geográfico do Exército e que, desse modo, os invasores seriam os fazendeiros. 

Equipe da Folha ameaçada
Na manhã de hoje, o repórter fotográfico da Folha de S. Paulo Joel Silva, de 46 anos, e o motorista Igor Correia, de 25, foram ameaçados por dois grupos de homens fortemente armados na zona rural de Pau Brasil.
Sem olhar para o grupo, obedecendo a ordem dos homens armados, o fotógrafo e o motorista foram perguntados sobre a razão pela qual estavam na cidade e depois de sete minutos foram liberados, sob a ameaça de serem baleados caso olhassem e identificassem os agressores, segundo reportagem da Folha.com. Antes, o grupo inspecionou o equipamento fotográfico e guardou no porta-malas do carro.
Segundo o policial civil Sagro Bonfim, a equipe da Folha estava em um carro de locadora, sem plotagem do jornal, dentro de uma área ocupada pelos índios, o que pode ter gerado a desconfiança dos supostos seguranças. "É uma área de conflito e eles não estavam acompanhados pela Polícia Federal, correram risco de vida", relatou o policial.

Em reportagem publicada nesta sexta-feira (20), a Folha de S. Paulo denunciou a presença de homens fortemente armados na segurança da fazenda Santa Rita, pertencente ao ex-prefeito de Pau Brasil Durval Santana. A polícia civil não confirmou se as ameaças sofridas pela equipe da Folha na cidade tem relação com a reportagem publicada no jornal.
Índio baleado em fevereiro
Um índio da mesma tribo também foi baleado na perna em fevereiro deste ano entre os municípios de Itaju do Colônia e Pau Brasil. Welton Santos Souza, 25 anos, foi atingido em uma estrada depois de sair da Fazenda Santa Maria. O autor do disparo fugiu e ainda não foi localizado. Informação de Correio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.