TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

domingo, 20 de maio de 2012

Como vai ficar a situação política de Ichu?


De forma democrática o AL Notícias vem acompanhando o andamento do processo eleitoral do município de Ichu, entrevistando lideranças e pré-candidatos de todas as facções políticas. Foram entrevistados Gonzaga e George. Estamos agendados com Renato Adelino e Juninho e Professora Dalva.
VAMOS PENSAR UM POUCO…
Há alguns anos morando em Ichu e participando diretamente de algumas eleições municipais, foi possível perceber que um ano e até dois anos antes das convenções, o clima e a euforia já tomava conta das lideranças e de muitos eleitores em relação aos possíveis nomes para concorrer no certame do mês de outubro.
Esse ano não sabemos o motivo, faltando exatamente cinquenta dias para findar o prazo máximo para a realização das convenções que é de 10 a 30 de junho, não existe com exatidão a definição dos candidatos à Prefeito e Vice.
A SITUAÇÃO
O grupo liderado pelo ex-prefeito Carlos Santiago, trabalha de forma indireta o nome do Secretário de Assistência Social Osvaldo Junior.
Afirmamos que vem trabalhando o nome de Juninho de Professora Dalva de forma indireta, em virtude de não ser perceptível a unanimidade entre as lideranças, ou seja, alguns ainda preferem que seja indicada outra pessoa.
Apesar de Carlos Santiago demonstrar interesse por Osvaldo Junior, ele diversas vezes disse que iria realizar uma pesquisa para saber a real situação.
É muito importante observar que conversas de bastidores, pontos de cafezinho, bares e rodas de amigos não podem ser consideradas como totalmente verdadeiras, mas é preciso se atentar que muitos comentários desses locais têm fundamento e acabam tornando-se verdade.
E nessas idas e vindas, rumores nos quatro cantos do município são de que certos integrantes do grupo liderado por  Carlos Santiago desejam que José Dias (atual Prefeito) vá para a reeleição.
É público e notório também que Renato Adelino, que foi vice-prefeito por duas vezes e já assumiu os destinos de Ichu, deseja concorrer ao principal cargo do município.
Comenta-se na cidade que Renatinho vem sendo convidado para fazer parte do núcleo da oposição, embora, o próprio Adelino afirme que está aguardando uma decisão por parte dos políticos da situação para que possa definir o rumo a ser tomado. “Ele por algumas vezes declarou em emissoras de rádio e sites que indepedente do apoio do grupo será candidato”.
Ainda não é possível saber qual será o posicionamento do Partido dos Trabalhadores (PT), se permanecerá com a situação, se vai apoiar a oposição ou se estará partindo para uma candidatura própria.
O certo do PT, até o momento, é que o Ex-Secretário de Educação José Carlos da Cruz, é pré-candidato a vereador. No entanto, Geraldo Carneiro que geriu a Secretaria de Saúde por um período faz parte da legenda e tem seu nome cogitado em determinadas articulações.
A OPOSIÇÃO
Apesar dos nomes de Evânio e Gonzaga terem circulados na comunidade, em recente entrevista ao AL Notícias, o empresário José Gonzaga afirmou que não ver a possibilidade de ele ser o candidato pela oposição e muito menos pela situação.
Evânio  tem demonstrado claramente que apoia vereador George, é tanto que em seus veículos encontramos alguns adesivos do líder da oposição.
Por este motivo percebemos que a oposição que desde 2009 vem travando uma luta ferrenha contra a administração, chegando a conseguir a cassação do mandato de Carlos Santiago,  tem “praticamente” definido o Vereador George como candidato a Prefeito, faltando escolher o nome do vice e a homologação na convenção.
O vereador George em entrevista à nossa equipe, disse que não haverá união de grupos e a oposição está com seis partidos unidos para concorrer nas eleições deste ano.
Ele acredita que se marcharem juntos, os que já fazem parte do grupo, e houver novas adesões, a vitória é certa e que Ichu verá uma forma diferente de administração.
E O POVO?
A Constituição Federal diz que Todo o poder emana (vem) do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente. “Assim, chegamos a conclusão de que todo poder vindo do povo que é formado do indivíduo, do simples alguém, da pessoa, do ser humano, do sujeito de direitos, do cidadão deve ser respeitado e utilizado com coerência e dignidade”.
É necessário ressaltar que o poder é dado pelo povo, e por ele pode ser retirado, principalmente quando esses que se dizem legítimos representantes da sociedade não cumprem suas obrigações, mas, que só representam a eles próprios.
Os eleitores não devem ser tratados como meros coadjuvantes, que são importantes apenas no momento da campanha, para subirem em ônibus ou até mesmo em caminhões e estarem em comícios gritando os nomes dos candidatos e depois irem às urnas depositarem a confiança nos políticos.
Graças a Deus e ao próprio povo, aos poucos a mentalidade vem mudando e muitos que andavam submissos a determinados grupos, encabrestados a políticos autoritários e perseguidores estão mudando de opinião e procurando fazer a diferença.
Indepentemente de SITUAÇÃO ou OPOSIÇÃO, devemos refletir no que diz Edson Gomes nesta música. Ela se encaixa justamente ao momento que estamos vivendo:SECA e ELEIÇÃO.
Cão de Raça
(Edson Gomes)
E mais uma vez o caso tornou-se um drama
A seca está aí e o povo bebendo lama
Por culpa de tamanha incompreensão
A seca arrasa, devora o sertão
Eles bem sabem qual é a maneira
De exterminar de uma vez com essa seca
Enquanto eles pensam o povo cumpre sua sina
E vive esperando a providência divina
Agora todo mundo quer opinar
Palavras, palavras são soltas no ar
Promessas, promessas, palavras perdidas
O que o povo quer mesmo é uma saída
É solução
Por: André Luiz – AL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.