TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 15 de maio de 2012

Ichu - Trabalhadores Rurais com o apoio do SINTRAFI e APAEB realizam manifesto na represa do Cachimbo:

Em virtude da estiagem que assola a região do semiárido baiano, em especial o município de Ichu,  os agricultores familiares, com o apoio das Associações Comunitárias, APAEB, SINTRAFI e Paróquia, realizou nesta terça-feira dia 15, um movimento popular na represa do Cachimbo, no intuito de proibir a utilização da água no serviço da BA-411.
Momento que a população dialoga com o motorista
Ainda pela manhã, alguns representantes das referidas instituições estiveram na prefeitura municipal comunicando o movimento que seria realizado na parte da tarde, depois todos foram até a represa e lá fizeram questão de comunicar aos motoristas de carros-pipa da empresa EBRAE (Empresa responsável pela construção da BA-411) sobre o embargo da retirada de água desta represa para o uso na BA.

Segundo Margarida, Secretária de políticas agrícolas e agrária do SINTRAFI, hoje a tarde será realizado um pequeno movimento voltado ao uso consciente desta água que hoje está sendo a única fonte para saciar a cede dos animais da região.
  
Momento que é liberado entrada do carro-pipa de Mião
que abastece o município para o consumo animal
Na parte da Tarde, a população foi convocada e compareceram no movimento lá na represa onde reuniram cerca de 20 pessoas para proibir a entrada de carros-pipa da empresa EBRAE e só era liberado a entrada de carros-pipas que abastecia para o consumo animal (foto).

Como foram avisados, nenhum carro-pipa da empresa EBRAE apareceu na parte da tarde para retirar água, e todos esperam que a noite ou no dia seguinte eles não voltem, porque se isso acontecer o movimento voltará a acontecer sem anuncio prévio garante os manifestantes. 

Entrevista com o agricultor Luciano Barbosa
Em entrevista para o Ichu Notícias o agricultor Luciano Barbosa um pequeno criador da região próxima da represa, disse que os carros-pipas da empresa estão pegando em torno de quatro viagem por dia cada um, o que representa cerca de 50m³ por dia sendo desperdiçados, e isso está fazendo com que o nível baixe muito rápido e a qualquer momento pode faltar água para os animais beberem, alerta Luciano. 

Oséas Primo Carneiro que conduz cerca de 6 km os seus animais até esta represa para matar a cede, disse que ele já foi até o prefeito José Dias Portugal solicitar o embargo da retirada de água desta represa para utilizar no serviço da BA e segundo Oséas, o prefeito se prontificou a comunicar a empresa para não pegar mais água na referida represa e que iria indicar um outro lugar para a empresa pegar água para o serviço da BA que seria em outra cidade próxima; mas segundo Oséas, ele não sabe explicar porque ainda continuam pegando água aqui no Cachimbo. “de uma semana pra cá, a água já baixou quase meio metros, e se continuar, vai acabar em menos de 60 dias e os bichinhos vão morrerem de cede porque aqui é o único local onde existe água para os animais beberem”, lembra Oséas.

Maria Margarida Oliveira, que é secretária de política agrícola e agrária do Sindicato dos Trabalhadores e Agricultores Familiares de Ichu (SINTRAFI), disse que todos os órgãos de movimentos sociais do município e prefeitura tem que se unirem em prol do bem comum da população que sofrem com o efeito da estiagem, “já tivemos o apoio da Paróquia, através do pe Jairo que mostrou solidário com a população e as associações comunitárias estão também se unindo a nós e acredito que com os movimentos e apoios, vamos encontrar algumas alternativas emergente no combate a seca, já temos algumas propostas a apresentar ao prefeito municipal que se forem atendidas vai amenizar a vida desta população sofredora”, garante Margarida.

Por Valdir Carneiro - Ichu Notícias
  

Um comentário:

  1. certo não pode pegar agua la não do geito que vai vamos precisar dessa agua e não vamos achar i ai ?

    ResponderExcluir

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.