TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 7 de maio de 2012

UMA REFLEXÃO SOBRE OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO – Por: Professora Geovana:


  No dia 05 e no dia 20 de maio comemora-se, respectivamente, o dia nacional e o dia mundial das comunicações sociais.
 Há muito tempo os meios de comunicações sociais passaram a fazer parte da preocupação dos setores religiosos e intelectuais de todo o planeta.
 A Igreja Católica, por exemplo, promove uma profunda reflexão sobre o valor e a função desses meios desde o ano de 1967 trazendo sempre um tema para debate. Esse ano o tema é SILÊNCIO E PALAVRA: CAMINHO DE EVANGELIZAÇÃO, chamando a atenção para a importância do silêncio num mundo tão conturbado e cheio de barulhos externos e também internos.

 O documento que recebe esse título, escrito pelo Papa Bento XVI, alerta para a complementariedade desses dois termos: silêncio e palavra, pois não há boa palavra dita sem antes ter havido o silêncio. E é assim mesmo. Se formos observar, as palavras que ofendem, que ferem e tiram a dignidade das pessoas são sempre ditas no ímpeto, sem pensar…
 Além disso, o silêncio promove a reflexão, o reconhecimento do erro e a busca da paz interior.
 Num mundo tão conturbado pelos ruídos das máquinas, pela potência dos aparelhos de som, pelo barulho interno causado pela inquietação e pela busca do ter, somos chamados a silenciar. Silenciar o nosso coração, a nossa casa, as nossas relações tempestuosas, e buscar a paz que só Cristo nos dá.
 Como diz o Documento de Aparecida (39), “os meios de comunicação invadiram todos os espaços e todas as conversas, introduzindo-se também na intimidade do lar. Ao lado da sabedoria das tradições, localizam-se agora, em competição, a informação de último minuto, a distração, o entretenimento, as imagens dos vencedores que souberam usar a seu favor as ferramentas tecnológicas e as expectativas de prestígio e estima social”.
 Os meios de comunicação foram criados a partir do dom que Deus entregou aos homens e mulheres. Então, que sejam utilizados pelo bem de todos!
 Parabéns a todos os comunicadores e comunicadoras de Ichu e do mundo inteiro que levam a informação verdadeira, que conscientizam, que criam lações e transmitem alegria.
 Que Deus abençoe a cada uma e cada uma, especialmente aos voluntários que devolvem a Deus seus dons colocando-os a serviço da comunidade.
 Por: Geovana – membro da Pastoral da Comunicação da Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Ichu Bahia) e Colunista do site AL NOTÍCIAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.