TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Ichu: Reflexão sobre a luta dos servidores públicos municipais de Ichu e a política:

Alguns servidores públicos municipais de Ichu se surpreenderam na manhã de hoje 27, ao abrirem suas caixas de e-mail e encontrarem uma importante reflexão sobre a luta dos Servidores Públicos Municipais de Ichu e as eleições deste ano. várias pessoas receberam este e-mail o qual chegou também a redação do Ichu Notícias - Confira o texto na íntegra...

Com a palavra, o servidor
Nas duas últimas eleições, em 2004 e em 2008, o grupo político liderado por Carlos Santiago trouxe como bandeira de campanha os problemas pelos quais os funcionários públicos municipais tiveram durante a gestão do prefeito Dorivaldo Ferreira da Silva. Sem querer isentar o Senhor Dorivaldo de seus erros, mas algumas coisas precisam ser esclarecidas, principalmente sobre aquele período:

1. O movimento dos servidores públicos municipais começou, na verdade, nos dois últimos anos da Gestão José Martins Carneiro (Zezi), prefeito eleito e indicado pelo grupo político liderado por Carlos Santiago. Procurávamos resolver problemas como a falta de uma data base para o pagamento de salários e questões de relacionamento com o governo. Além disso, precisamos recorrer ao bloqueio de verbas para garantir o pagamento de salários e ainda nos resta receber daquele período o mês de dezembro, um 13º e 1/3 de férias referentes ao ano de 2000, último ano daquela gestão.

2. O concurso realizado durante a gestão José Martins Carneiro teve várias falhas que abriram brechas para as investidas de seu sucessor em tentar anulá-lo, como o próprio Carlos Santiago reconheceu. Mas isso, é claro, era apenas uma interpretação de advogados que, felizmente, não foi aceita pela justiça.

3. O senhor Dorivaldo Ferreira da Silva teve, como já conhecemos, os seus erros. Ao assumir o governo tentou anular o concurso público realizado por seu antecessor José Martins Carneiro (Zezi) e, num ato arbitrário, afastou os servidores e suspendeu o pagamento de seus salários. Após seis meses de luta e embates, conseguimos na justiça o direito de sermos reintegrados. Ainda estamos esperando receber, por ação na justiça, nossos vencimentos do tempo que ficamos afastados. Naqueles tempos difíceis foi graças a nossa luta organizada através do sindicato que pudemos vencer e ganhar o respeito que temos hoje.

4. O secetário de administração do governo Dorivaldo Ferreira da Silva na época era o Senhor Jorge Ferreira da Silva, um dos principais mentores e articuladores na tentativa de anular o concurso e demitir os funcionários concursados. Era o cabeça pensante do governo e muitos dos problemas que enfrentamos se deveu a sua atuação, principalmente na relação conflituosa entre nós e o governo. Este senhor, portanto, rompeu com o grupo da oposição, se aliou ao grupo da situação e só não será candidato a vice-prefeito na chapa com Juninho por que está com problemas na justiça eleitoral.

5. Durante seu governo, Dorivaldo Ferreira da Silva contou com uma Câmara de Vereadores omissa, senão complacente, com todos os seus desmandos. Aquela Câmara de vereadores foi co-responsável pelos problemas que passamos e tinha como presidente o Senhor Nailton de Araújo, que é hoje o atual secretário de administração e finanças. Além disso, não podemos esquecer que naquela época os vereadores Zé Dias (atual prefeito), Minininho, Afonso e Jorge da Caçamba, hoje pertencentes ao grupo da situação, eram da base aliada e dava sustentação ao governo de Dorivaldo.

6. Por fim, nesses últimos 8 anos, o governo de Carlos Santiago nunca sentou com a categoria para discutir e procurar resolver os inúmeros problemas que enfrentamos e se limita a apenas cumprir com sua obrigação de pagar salários em dia. Ora, isso não basta para que tenhamos um funcionalismo público e de boa qualidade. Questões como valorização profissional e melhoria das condições de trabalho foram uma constante reivindicação neste governo.

Me responda agora a duas perguntas:
1. Qual dos dois grupos políticos está isento quando o assunto é o desrespeito aos direitos dos servidores públicos municipais?

2. Que prefeito ousaria atrasar os salários dos servidores publicos municipais? Para as duas perguntas uma só resposta: Nenhum. 
O pagamento dos salários dos servidores em dia e o respeito à sua remuneração é uma conquista da luta dos trabalhadores e não um mérito deste ou daquele governo. Ambos os grupos desrespeitaram os nossos direitos e nenhum prefeito ousará atrasar nossos salários porque sabe que sofrerá desgaste e poderá perder a eleição seguinte. E podemos perceber que hoje no grupo da situação existem mais figuras políticas que desrespeitaram nossos direitos do que no grupo da oposição. Então, não vamos aceitar que este ou aquele candidato se arrogue no direito de reivindicar o mérito daquilo que conquistamos. Nem tampouco ficar com medo deste ou daquele candidato porque aprendemos a lutar e será a nossa luta que fará a diferença em qualquer governo. Portanto, nestas eleições, vamos votar de forma independente, consciente e sem medo. Vamos procurar ver qual a melhor proposta para a nossa categoria e qual o candidato que nos passará mais confiança.
Foto: André Luiz e Sintrapi - Montagem Valdir Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.