TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Itabela registra cinco casos de Malária em menos de um mês

Três vítimas estiveram há 20 dias na cidade de Guajará-Mirim, em Rondônia
Foto Reprodução TV Bahia
Desde o início do mês, cinco moradores de Itabela, no sul da Bahia, contraíram malária. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou, nesta quarta-feira (27), que três vítimas estiveram há 20 dias na cidade de Guajará-Mirim, em Rondônia, região de incidência da doença. A procedência dos outros dois casos ainda está sendo investigada.

O caminhoneiro Edson Andrade e o filho Gabriel, de três anos, foram os primeiros a apresentar os sintomas. A Vigilância Epidemiológica de Itabela acredita que eles contraíram o parasita da malária quando visitaram Guajará-Mirim. 

Segundo a TV Bahia, a mãe de Gabriel, a dona de casa Joelma Andrade, também contraiu a doença. "Eu vim de Rondônia fugindo da malária. Já tive malária três vezes e acabei sendo vítima da malária aqui", diz. 

A Secretaria de Saúde vai pulverizar o bairro Pereirão, onde a família mora. Pessoas que apresentaram os sintomas estão sendo acompanhadas pela Vigilância Sanitária do município. 

"As pessoas podem ficar tranquilas, caso apresente sintomas procure a unidade de saúde mais próxima. E o que podem fazer é usar repelentes, cortinados. É a forma mais provável de se proteger", relata Grazieli Pianizoli, coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município. 

Amostras de sangue de outras pessoas com suspeita da doença foram coletadas. À TV Bahia, o médico infectologista Antônio Bandeira afirmou que há um caso suspeito em Salvador. Trata-se de um caminhoneiro que não mora na cidade e tem quadro de saúde estável. 

Sintomas - A malária é transmitida através da picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por protozoários do gênero Plasmodium. Quando pica uma pessoa infectada, o mosquito se torna um transmissor em potencial.  

Febre alta, acompanhada de calafrios, sudorese profusa e cefaléia são os principais sintomas.  Em alguns pacientes, aparecem sintomas como náuseas, vômitos, astenia, fadiga, anorexia. 

Informação de correio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.