TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Ibicuí-BA: Poder público dispensa manutenção preventiva e permite funcionamento do Matadouro Municipal:

Poder público dispensa manutenção preventiva e controle integrado de vetores e pragas urbanas em Ibicuí-BA ao permitir o funcionamento do Mercado Municipal de Carne e Matadouro Municipal.

Veja as condições do Matadouro de Ibicuí

Como se pode ver na fotografia acima, o processo de esfola e esquartejamento é feito em piso cimentado, com instrumentos rudimentares para o abate (feito com auxílio de marreta) e sem equipamentos auxiliares como serras, plataformas para operadores e câmara fria. Além disso, o matadouro não coleta o sangue que é o agente altamente poluidor e responsável pelo forte odor fétido na área circunvizinha.

Também, a água utilizada tem o caráter duvidoso para a lavagem e processamento da vísceras, não há higiene e treinamentos para os manipuladores, como também não há médico veterinário para fazer a inspeção "ante-mortem" e "post-mortem" dos animais sacrificados, para garantir a qualidade do produto. Portanto, no matadouro e no mercado de carnes, há o risco iminente à saúde pública, decorrente da carga bacteriana a que ficam expostos aos produtos. 
Tanto o Mercado Municipal de Carnes quanto o Matadouro Municipal, ambos de Ibicuí na Bahia, não apresentam as mínimas condições físicas e sanitárias de funcionamento.

No abatedouro e no mercado municipal encontram-se pessoas e menores de idade trabalhando em ambiente totalmente insalubre, com graves riscos à sua saúde e integridade física, o que configura um quadro de ofensa à dignidade da pessoa humana.

Levando em conta que saúde pública e direito do consumidor são áreas de grande relevância e protegidas constitucionalmente, tira-se a conclusão que o poder público de Ibicuí desrespeita a comunidade ibicuiense ao permetir tal abuso.

Fonte: Blog Junior Palmeiras/Fotos: Transparência Cidadã

2 comentários:

  1. Nossa como que pode uma cidade tão maravilhosa e famosa com esse são joão tem um matadouro tão nojento e podre, cade a vigilãncia pra fazer uma visita neste local, coitado da população que fica comendo essa carne sem saber o procedimento, por isso que as crianças tem muita verme...
    Att,

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, isso é um desrespeito a humanidade.

    ResponderExcluir

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.