TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 12 de junho de 2012

Ichu: Servidores da Educação cobram mais empenho por parte dos vereadores sobre o Processo de Enquadramento.

Os Servidores da Educação estiveram nesta terça-feira, 12, na Câmara de Vereadores para cobrar mais empenho por parte dos edis a respeito do Processo de Enquadramento.

Antes do espaço da tribuna ser liberado, os vereadores aprovaram o projeto de Lei 006/2012 que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que define o limite de gasto do município para o ano de 2013.
 
NA TRIBUNA
 

Convidada para fazer uso da palavra, Enilda Almeida, representando o SINTRAPI, agradeceu pelo espaço e lamentou não ter utilizado a tribuna na semana passada, quando o Presidente Adalberto Santiago comunicou de que em virtude da votação da LDO não seria possível o pronunciamento.
Ela disse que em contato com os vereadores George e Carlinhos, foi informada de que o presidente estava equivocado e que eles poderiam sim utilizar a tribuna naquele dia.
Enilda falou novamente qual o motivo que os servidores estavam na Câmara e ao mesmo tempo  questionou todos os vereadores para saber o que eles estavam fazendo para ajudar a classe.
 

George Ferreira (Líder da Oposição) disse não entender como o Poder Executivo enviou para o Legislativo Projeto de Lei que tratava do Plano de Carreira e depois de aprovado argumenta que não pode pagar. Para George o gestor com o procurador do município, contador e controlador interno deveria saber qual o impacto que seria causado na folha de pagamento. O vereador sugeriu formar uma comissão com o SINTRAPI/Câmara para cobrar do Executivo uma explicação plausível.
 

Antonio Francisco (Totonho) lembrou que o projeto foi criado em 2009, (gestão de Renato Adelino), e naquela época eles achavam que alguns valores estavam altos e deveriam ser corrigidos.
Em 2010, quando Carlos retornou o referido projeto foi retirado da câmara  retornando em 2011, sendo aprovado por eles.
Para Totonho a câmara não tem culpa se o executivo não planejou, apesar de ter acontecido reuniões com o próprio sindicato.
 

Carlinhos Moto falou que normalmente o executivo não recebe os servidores, colocando sempre o Secretário de Administração para discutir essas questões.
Segundo Carlinhos, a Prefeitura alega não ter recurso para pagamento, mas o que eles encontram no Tribunal de Contas acaba divergindo com as declarações da administração.
Ele sugeriu que caso não seja resolvido o problema, que os servidores juntamente com os vereadores de oposição acionem o Ministério Público.
 

Antonio Silva (Chiba) disse que a administração vem fazendo “politicagem” contra a Câmara. Não entende como manda um projeto e depois de aprovado fala que não há recurso para pagamento.
Chiba concorda com os outros vereadores em formar a comissão e cobrar do executivo,  ou até mesmo acionar a justiça. O vereador afirmou que fazer greve não funciona mais, pois segundo ele acaba prejudicando os estudantes e não resolve o problema.
 

Afonso iniciou descontraindo o público presente ao parabenizar a todos pelo Dia dos Namorados.
Seguindo com o pronunciamento, disse que não existe caixa preta nas contas do município, principalmente na Educação que é verba carimbada.
O vereador criticou a forma como o projeto foi para o legislativo. Ele culpou  os assessores da Prefeitura que não analisaram antes de pedir a aprovação. Para Afonso, já que foi aprovado eles terão que ver uma forma de cumprir com o que foi acertado. “Não é porque faço para parte da situação que vou ficar contra o povo”, afirmou Afonso.
 

Eugênio disse que nunca esteve com o prefeito para tratar deste assunto porque nunca foi procurado para fazer parte da comissão, no entanto, a partir de agora irar acompanhar o andamento da situação.
Ele praticamente confirmou tudo que fora dito por seus antecessores, e confirmou que vai se engajar na luta.
 

Roque Filho (Minininho), ressaltou que quando o Plano de Carreira foi aprovado, ele não estava exercendo o mandato de vereador, e por este motivo não podia falar muito sobre o mesmo. Minininho questionou se havia alguma planilha com os valores de cada funcionário da educação e o qual seria o montante da folha.
Ele também achou correto formar uma comissão e de forma imediata conversar com os administradores para que os servidores não continuem tendo perdas salariais.
 
O Presidente da Câmara, Adalberto Santiago, lembrou que na próxima terça-feira acontecerá a última sessão deste semestre, já que entrarão em recesso e só retornam no dia 6 de agosto. Beto Santiago deixou claro que mesmo estando em recesso, a câmara continua aberta e que os vereadores podem se encontrar com o SINTRAPI e discutir toda problemática.
Adalberto acrescentou para os presentes  que eles não têm culpa pelo que está acontecendo e fez questão de dizer que também está disposto a colaborar com os servidores.
Após a sessão os servidores se reuniram e ficou acertado que terça-feira estarão novamente  na câmara e que durante esta semana, vão procurar os vereadores para saber qual o posicionamento deles.

Por: André Luiz / Fonte – AL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.