TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sábado, 7 de julho de 2012

Coité: Publico lota praça e participa de festa em comemoração aos 79 anos de emancipação politica:

Neste sábado dia 7 de julho, o município de Conceição do Coité completou 79 anos de emancipação politica. Segundo a tradição, o arraial de Coité originou-se de pouso de tropeiros que se deslocavam de Feira de Santana rumo à jacobina que dividiam a jornada, descansando num local onde havia fonte que, mesmo no período da estiagem, jorrava. A água desta fonte era utilizada pelos tropeiros para consumo próprio e para matar a sede dos animais da tropa.
Assim surgiu o arraial que tomara a denominação Coité, porque os tropeiros pernoitavam sob o abrigo de uma árvore, cujos frutos eram pequenas cabaças que, no idioma primitivo, recebiam o nome de ‘Cuite’ (pequena cuia) a qual, cerrada no meio era utilizada pelas donas de casa.
Pode-se afirmar, portanto que Conceição do Coité foi fundada pelo senhor João Benevides e família no dia 9 de maio de 1855. Com a criação da freguesia, o povoado de Coité recebeu o seu primeiro Padre Manoel dos Santos Vieira. Em 7 de julho de 1933, o município de Coité tornou-se autônomo, mas só a partir de 1º. de março de 1966 tem a sua própria comarca.
Em comemoração ao aniversario, o governo municipal realizou uma grande festa na Praça da Matriz que ficou totalmente lotada, informação da policia militar que foi tranquila sem violência, a prefeitura contratou grandes atrações: 
Eugenio Brasil, Bagagem Arrumada, É Xeke e Diego Costa, que encerrou o evento por volta das 6h. 
Segundo os coordenadores do evento superou a expectativa, foi montada uma mega estrutura, pois a praça oferece um bom espaço para a realização de evento dessa natureza.
Um dos destaques da noite foi a apresentação da banda de pagode É Xeke, que durante o show teve a participação do publico, além de Diego Costa cantor de arrocha. Mais os coiteenses se destacaram na festa, que iniciou com a apresentação do coiteense Eugenio Brasil, a banda Bagagem Arrumada que é de Alogoinhas, pode ser considerada que é coiteense que segundo informação, mais de 90% dos músicos são coiteense, a banda fez uma grande apresentação e aproveitou gravando seu DVD, ou seja, os artistas coiteenses mais uma vez foram valorizados pelo o governo municipal.
Ainda em comemoração ao aniversario, neste sábado dia 7 de julho pela manha, foi realizada na igreja católica a missa solene, que teve a participação das autoridades do município, dentre elas, vereadores, prefeito Renato Souza, vice Deraldo Ramos e outras. Em seguida, aconteceu na área externa do centro cultural a solenidade cívica, houve apresentação da Filarmônica Genésio Boaventura, Banda Marcial Escudeiro de Coité, apresentação de grupos de danças, execução de hinos, hasteamento das bandeiras, pronunciamento das autoridades, visita da exposição fotográfica “ Mudanças Estéticas, o Coité de ontem e de hoje, e para encerrar a comemoração, foi programado anoite um culto de gratidão ao aniversario do município, com a participação das igrejas evangélicas do município no centro cultural.
Parabéns Conceição do Coité, pelos os seus 79 anos de progresso e desenvolvimento.  
*IB/Por: Val César


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.