TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Centenário de Jorge Amado é celebrado em Salvador

Fundação onde abriga acervo do escritor tem programação especial nesta sexta-feira
Este ano, baianos e amantes da literatura comemoram o centenário do romancista Jorge Amado, um dos mais conceituados escritores do século XX, que inspirou a música e o cinema brasileiro. Em ano eleitoral, vale lembrar que Jorge Amado foi militante político e eleito deputado em 1948. Estas e outras curiosidades sobre a vida do ícone baiano é contata por seus escritos e pertences que compõem acervo na Fundação Jorge Amado, no Largo do Pelourinho.

A casa azul, como é conhecida a fundação, recebe cerca de cinco mil visitantes mensalmente e é um dos principais postos turísticos em Salvador.
Acervo
Criada pelo próprio escritor em 1986, a Fundação reúne 250 mil itens, que incluem desde "datiloscritos" (obras na versão original, datilografadas) e premiações até documentos pessoais de Jorge Amado, como sua carteira de identidade e exames médicos. O acervo é composto ainda por livros, artigos e discursos de Jorge Amado, além de vídeos, fotografias, periódicos e trabalhos acadêmicos que referenciam o escritor. Os itens do acervo são apresentados ao público por partes, em uma exposição atualizada frequentemente. Alguns documentos têm acesso mais restrito, sendo necessários consulta e agendamento prévios para leitura do material. 

Celebração
De 9 a 17 de agosto, a Fundação Casa de Jorge Amado oferece programação especial pelo aniversário do escritor baiano, que completaria 100 anos nesta sexta-feira (10), a partir das 15h. 

A exposição “Jorge, Amado e Universal” abre a programação com uma mostra inédita de fotografias, objetos e filmes associados ao escritor a partir desta quinta-feira para convidados, sendo aberta ao público na sexta.
No dia do nascimento de Jorge Amado, esta sexta-feira, um show com músicas baseadas nas obras do escritor será apresentado na escadaria da Fundação. Após a apresentação musical, o livro "Jorge Amado e a sétima arte", de Bohumila S. de Araújo, Maria do Rosário Caetano e Myriam Fraga, será lançado. Mais informações sobre a programação festiva pode ser acessada no site da Fundação. (Bocão News)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.