TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Encontro nacional avalia projetos de hortas escolares

not horta_escolar
Assessoria de Comunicação Social
Com o objetivo de avaliar a metodologia utilizada e traçar novas diretrizes de aprimoramento do projeto Educando com a Horta Escolar e Gastronomia, secretários de educação de cerca de 180 municípios, além de representantes de estados e do Distrito Federal, participam a partir desta terça-feira, 21, em Brasília, de encontro nacional do Projeto.
O evento, que termina amanhã, 22, é promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e pelo Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB).
Na cerimônia de abertura, na manhã desta terça-feira, o diretor de Ações Educacionais do FNDE, Rafael Torino, ressaltou o avanço do projeto que começou com tímidos três municípios em 2004 e que agora já alcançou 200 municípios em atividade. “Temos 700 cidades na fila de espera para participar desse projeto”, comemorou.
De acordo com Torino, dois grandes objetivos motivaram o FNDE e o CET a promoverem esse encontro. O primeiro, “para dá satisfação aos dirigentes sobre o que aconteceu desde o início do ano e sobre o que irá acontecer depois”. O segundo, que considera mais importante, é para “mobilizar todos os envolvidos a fim de garantir a continuidade do projeto em 2013”. Isso, porque o próximo ano haverá mudança de gestor municipal, em decorrência das eleições de outubro.
Ainda sobre o projeto, Rafael Torino comentou que o FNDE e o CET têm o compromisso de capacitar os interessados em se envolver com a horta escolar, mas “a vontade de participar é dos municípios”.
A representante da organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO/ONU), Najla Veloso, destacou o empenho do FNDE em acatar o projeto no Brasil em 2004, celebrando parceria com o FAO, cujo pacto se estendeu até 2010. “O FNDE é o órgão mais capacitado, ousado e criativo em se tratando de fomentar a educação no Brasil. Vocês verão ao longo do encontro relatos que comprovarão isso”, afirmou.
Sobre o projeto – O projeto Educando com a Horta Escolar (PEHE) teve seu embrião em 2004, em uma parceria entre o FNDE e a FAO/ONU. Durante a vigência, aplicado em três edições (2005, 2007 e 2008), teve como experiências-piloto três municípios brasileiros: Bagé (RS), Saubara (BA) e Santo Antônio do Descoberto (GO). Em 2012, o FNDE uniu-se a um novo parceiro, o CET/UnB, para revisar a metodologia e introduzir um novo campo de conhecimento: a gastronomia.
Agora seu foco é a gastronomia como instrumento de valorização dos ingredientes e receitas regionais, das técnicas culinárias de preparo de alimentos e da experiência de sabores e aromas das refeições preparadas para os alunos beneficiados no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do FNDE.
Dentro do projeto há a previsão de selecionar 200 municípios que arcarão com as despesas dos seus técnicos com deslocamento, alimentação e hospedagem, uma vez que as aulas presenciais serão realizadas em três encontros a serem realizados entre março e novembro deste ano, em nove pólos de formação situados nas cinco regiões do país. Os dois primeiros encontros terão duração de quatro dias e o último de apenas um dia.
Multiplicadores – os mil técnicos dos 200 municípios que se submeterão ao curso de formação terão que promover no município de origem um curso de 48 horas de duração para diretores de escolas, coordenadores pedagógicos, merendeiras e professores. A formação continuada será realizada por consultores nas áreas de educação, nutrição, meio ambiente, hortas e gastronomia. Além do suporte dos consultores, o CET/UnB vai fornecer material didático, vídeos metodológicos e documentos de mapeamento de processos.
ASCOM-FNDE (Brasília) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.