TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 21 de agosto de 2012

A sina tricolor: Zé Eduardo - como repórter, volta no tempo com o Bahia


Se o ditado que diz que 'o mundo da voltas', de fato, for verdade, a torcida tricolor terá que se preparar para, mais uma vez, amargurar momentos de desgoto e escuridão. Nesta terça-feira (21), um vídeo - destaque no quadro Baú do Esporte do site Globo Esporte, relembra uma matéria do dia 21 de agosto de 1996, na qual, o repórter - um menino na casa dos 20 anos, revela o encontro entre dois nomes históricos do Bahia: Bobô, na época meia tricolor e Charles, atacante. 
 
Na reportagem, Zé Eduardo, o famoso Bocão da Record Bahia, revela que os jogadores irão - naquele momento - atuar juntos pela equipe, afim de garantir um bom resultado esperado para o início do Brasileirão. De fato, somente uma dupla de peso - cuja parceria fora registra em 88 com a conquista do Bi - poderia dar resultado. Mas, nem isto deu certo. Em 96, o tricolor de aço - que era comandado pelo técnico Fito Neves, chegou ao fim do campeonato já esmurecido e batendo à porta da Série B. 
No ano seguinte, a goleada de 6 a 0 do Cruzeiro dentro da Fonte Nova fez o vermelho, azul e branco amargar uma década fora da disputa entre os grandes clubes.
 
Já voltando ao presente, hoje, o Bahia briga para se manter na série A. Com desvantagem de 2 a 0 no marcador, o time entra em campo nesta terça-feira (21) para tentar uma missão quase impossível: superar o São Paulo por três gols de diferença em pleno Morumbi para avançar á segunda fase da Copa Sul-Americana. 
 
De olho nos pontos
Faltando uma rodada para o fechamento do primeiro turno do Brasileirão, é hora de a torcida tricolor apelar à calculadora. O Galáticos Online fez as contas e chegou à conclusão que o time de Caio Júnior tem uma tarefa indigesta na briga para escapar do rebaixamento: levando-se em conta as três últimas edições do Campeonato Brasileiro da Série A, o Bahia precisa vencer uma partida a cada dois jogos se quiser dependendo apenas de suas próprias pernas na competição.
 
A meta Tricolor é alcançar os 46 pontos ganhos, igualando a campanha do ano passado e que lhe valeu, além de escapar da degola, a última vaga na Copa Sul-Americana.
 
Naquela ocasião, o 17º colocado - primeiro da zona de rebaixamento - foi o Atlético-PR, com 41 pontos. O Cruzeiro, 16º, escapou com 43. Mas nem sempre foi assim: em 2009, por exemplo, o Coritiba foi rebaixado com 45 pontos. Em 2010, o Vitória somou os mesmos 42 que o Atlético-GO, mas caiu por causa do número de triunfos inferior aos goianos. Para chegar aos 46 pontos e ficar minimamente tranquilo, o Bahia terá de somar mais 30 pontos em 20 partidas, contra 16 somadas nas 18 primeiras rodadas.
 
Ou seja, o Bahia precisa elevar o atual aproveitamento de 30% para  50%, ou conquistar pelo menos três pontos a cada duas partidas. Ano passado, o Bahia somou 19 pontos no primeiro turno. Pode chegar ao mesmo número se vencer a partida do próximo final de semana, contra o Atlético-GO, no Pituaçu.
 
Sonhar com uma vaga na Libertadores exigirá uma reviravolta ainda maior para o campeão baiano. A pontuação mínima dos últimos três anos para alcançar a vaga ao torneio continental foram os 60 pontos que o Internacional somou ano passado. O Inter foi o quinto colocado e só entrou na Libertadores porque o vice-campeão foi o Vasco, então campeão da Copa do Brasil.
 
Para chegar aos 60 pontos o Bahia teria de somar 44 pontos em 20 partidas, aproveitamento de 73%, até hoje somente superado pelo líder Atlético-MG, com 82%. O vice-líder Fluminense, tem 72%.
 
Sendo assim, no passado e no futuro, o Bahia carrega este 'carma' ou esta sina com uma tensão histórica que paira o pensamento dos torcedores. O time fica ou desce? 
 
Para saber, basta ficar ligado na resenha esportiva da equipe dos Galáticos, das 20h às 22h, na Itapoan FM, e torcer para que agora, o apresentador Zé Eduardo traga mais uma notícia de peso que, desta vez, garanta ao tricolor os holofotes do futebol.

Matéria originalmente publicada às 13h01 do dia 21/08.
 
VEJA O VÍDEO COM ZÉ EDUARDO/ BOBÔ E CHARLES JUNTOS NOVAMENTE/ 21/08/1996

Por Caroline Gois // Bocão News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.