TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

domingo, 12 de agosto de 2012

O legado de Áureo Filho, o educador Feirense que completaria 110 anos no dia 11/08

Segundo a Academia de Educação de Feira de Santana, onde é patrono da cadeira de nº 3, Áureo Filho foi um “educador, político nato e fanático pela educação”
Nascido em Feira de Santana em 11 de agosto de 1902, Áureo de Oliveira Filho foi uma das personalidades mais marcantes no magistério – não apenas da sua cidade natal, mas também em todo o Estado da Bahia.
Durante seus bem vividos 76 anos, a maioria deles dedicados à construção de políticas de valorização da educação, o professor Áureo construiu um legado que o tornou imortal. Suas preciosas lições serão rememoradas durante o III Encontro dos santanapolitanos, que acontecerá no próximo dia 18, a partir das 11 horas, no Feira Tênis Clube.  
Evandro Oliveira, filho de Áureo e autor da biografia do educador, conta que seu pai tinha uma vocação irresistível pelo magistério e foi movido por ela que se tornou professor do “Ginásio Donato de Souza”, estabelecimento de duração efêmera, cuja existência breve o inspiraria à criação de um colégio que viesse atender às aspirações dos jovens educandos da sua cidade natal.

“Assim, em 1933, nasceu o Colégio Santanópolis, realmente, o pioneiro da iniciativa particular do ensino em Feira de Santana, e um dos primeiros da Bahia”.
“O idealismo de Áureo transformou este colégio em um centro irradiador de cultura durante todo o tempo que o orientou e dirigiu”, disse Evandro.

Além de educador, Áureo foi vereador, em quatro legislaturas, em Feira de Santana, e deputado estadual por três. “Em toda a sua carreira política, foi incansável batalhador em prol do professorado baiano e (por que não?) nacional”, destacou Evandro.
No shopping Boulevard, um estande foi montado para venda de camisas para ex-professores, alunos e funcionários do Colégio Santanópolis de Feira de Santana.

Por Reginaldo Santos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.