TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Chapada Diamantina: Secretário sobrevoa região para avaliar incêndios


imageFogo atingiu cerca de 15 mil ha da Área de Proteção Ambiental
Acompanhar de perto os trabalhos que estão sendo realizados pelas equipes do Bahia sem Fogo e monitorar as áreas atingidas pelas queimadas na Chapada Diamantina, este foi o objetivo do sobrevôo realizado pelo secretário estadual de Meio Ambiente, Eugênio Spengler, na região.

Segundo Spengler  o trabalho que vem sendo realizado pelo Comitê de Combate aos Incêndios Florestais, vem dando continuidade as inúmeras ações do programa Bahia sem Fogo, com o objetivo de conter os focos de incêndio tanto na região da Chapada, quanto no Oeste. "Após, o governo do Estado decretar emergência, foram realizadas as contratações de aeronaves, helicópteros, compra de alimentos e água, para dar apoio operacional as equipes que estão em campo", afirmou Spengler.


Durante a visita à região da Chapada Diamantina, o secretário fará uma reunião de alinhamento com todos os participantes da operação do Bahia sem Fogo, que envolve brigadistas, bombeiros, técnicos de fiscalização do Inema e Sema para orientar os próximos passos a serem seguidos.  

"Estamos dedicando o maior número de esforços para que possamos debelar os incêndios, o mais rápido possível, pois as queimadas trazem prejuízos, não só ambientais, mas também para a saúde pública e para a economia do Estado”, acrescentou Spengler.

Na região da Chapada Diamantina o fogo atingiu cerca de 15 mil hectares da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Barbado, onde estão localizados o pico mais alto do Nordeste – o Pico do Barbado, com 2.033 metros de altitude – e as nascentes de três importantes rios – Paraguaçu, São Francisco e rio de Contas.

Já no oeste, o corpo de bombeiros e o Inema  registraram mais de 100 focos de incêndio. As áreas  atingidas são de difícil acesso, por isso o combate também começará  a ser feito com o auxílio de dois helicópteros e de mais duas aeronaves de monitoramento para identificação dos pontos de queimadas.  "A partir destas vistorias será possível traçar ações de reforço para os próximos dias em parceria com o Corpo de Bombeiros”, pontuou Eugênio Spengler.

Fonte: Ascom/Sema

Matéria extraída do Interior Da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.