TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Duas professoras ichuenses receberam o título de Mestras em Letras

As professoras do Colégio Estadual Luiz Júlio Carneiro, Elinalva Carneiro Muniz Guimarães eIlka Myrele Cordeiro O. Carneiro Perazzo, receberam, respectivamente, nos dias 28 de novembro e 13 de dezembro de 2016, o título de Mestras em Letras pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).  
As duas fizeram parte da primeira turma do Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) da UEFS. O Profletras é um projeto pioneiro oferecido em rede nacional que capacita professores de Língua Portuguesa que atuam no Ensino Fundamental para o melhoramento da educação pública brasileira. Elinalva Muniz e Ilka Perazzo produziram e aplicaram dois projetos diferenciados no Colégio Estadual Luiz Júlio Carneiro, onde lecionam. 

A professora Elinalva Muniz aplicou o projeto “Contar para (res)significar” em que desenvolveu práticas de oralidade dos alunos da 7ª série do turno matutino, nas aulas de Língua Portuguesa, a partir da contação de histórias. Como resultado, os alunos produziram vídeos com os contadores de história da cidade Ântonio de Dodora, Victor Maximiniano e Odorico Carneiro. Além disso, foi criada a página Era uma vez...em Ichu (www.literaturapopularichu.wordpress.com) para a divulgação da cultura oral da cidade.  
A professora Ilka Perazzo aplicou o projeto de leitura e interpretação de textos poéticos e fotográficos “Educar pelo olhar: imagens urbanas e rurais ichuenses” na turma da 7ª série do turno vespertino. Além do desenvolvimento da competência leitora e interpretativa dos alunos, o projeto favoreceu a elevação da autoestima deles ao proporcionar o exercício do protagonismo estudantil. Os alunos produziram poemas e fotografias, feitas no Bairro Cortiço, nas comunidades de Morro Redondo e Queimada do Cedro e no povoado de Varjota. Como resultado do projeto, houve a montagem da Mostra Coletiva de Poesias e Fotografias Olhares da Cidade Doçura que pode ser conferida na página “Educar pelo olhar”(www.ilkaperazzo.wordpress.com).  
Após a defesa dos trabalhos, as professoras Elinalva Muniz e Ilka Perazzo receberam a indicação da Professora Doutora Alana de O. Freitas El Fahl, coordenadora do Profletras da UEFS, para a implantação de um núcleo de estudos de Língua Portuguesa na cidade de Ichu-Ba.  

Com as pesquisas das professoras Elinalva Muniz e Ilka Perazzo no Colégio Estadual Luiz Júlio Carneiro, o município de Ichu-Ba amplia sua presença positiva no cenário da educação brasileira.  
Redação do AL Notícias com informações das professoras Elinalva Muniz e Ilka Perazzo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.