Ouça a nossa Rádio Independente FM 104.9

TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Vírus desconhecido causa dor muscular e deixa urina preta em pacientes de Salvador

Sintomas como fortes dores musculares e urina escura já levaram pelo menos nove pessoas aos hospitais de Salvador nos últimos dias. Em casos extremos, a doença pode levar à insuficiência renal. "Nós já sabemos que é um vírus que causa a doença, mas ainda não determinamos qual o tipo", afirmou o pesquisador Gúbio Soares, do laboratório de virologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que está à frente das investigações. 
Em entrevista ao G1, ele acrescentou que já foram coletadas amostras de pacientes, na tentativa de identificar o vírus. "Precisamos de cerca 10 a 15 dias para conseguirmos fazer essa identificação". De acordo com o especialista, há indícios de que a doença tenha transmissão oral, por meio do aparelho respiratório. 

Outro sintoma apresentado pelos pacientes é o aumento de CPK, uma enzima que regula o metabolismo dos tecidos contráteis, como os músculos esquelético e cardíaco. "Teve paciente com índice de CPK de 100 mil unidades por litro de sangue, enquanto o normal é 200 unidades por litro", disse Gúbio Soares. "Por isso, como há risco de insuficiência renal, os pacientes devem ficar internados até a urina voltar à cor normal", completou. 

O médico infectologista Antônio Bandeira classificou a situação de Salvador como um surto. "Anteriormente não tínhamos registro da doença, e agora já são 9 casos. Isso configura um surto", explicou ao relatar que, dos nove pacientes confirmados, três ficaram com a urina preta e, dessas, uma evoluiu para a insuficiência renal. 

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) informou que foi notificada sobre a doença e já investiga os casos.

Extraída do Bahia Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.