TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 29 de março de 2017

ICHU-Programação do Março Mulher é encerrada com chave de ouro

O março Mulher , aconteceu neste ano de 2017 em três momentos distintos pela equipe de Saúde de Ichu trazendo palestras, dinâmicas, música, alegria, beleza e bem estar.

Na última terça feira, 28 de março,a equipe de Saúde através do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), Enfermeiras, Agentes Comunitários e outros profissionais, mobilizaram as gestantes do Município para juntas proporcionar um momento de reflexão e auto cuidado.

Dentre os mais variados temas discutidos, foram debatidos os direitos da Gestante, o cuidado com o nosso eu, a importância do pré natal e a beleza da mulher como vivência saudável.
Cristina, Assistente social, trouxe os direitos da gestante como: Garantia de estabilidade do período em que ela descobrir a gravidez até o quinto mês após o parto (mesmo em trabalhos temporários).- Licença-maternidade de 120 dias a partir do 8º mês de gestação, sem prejuízo do salário (salário-maternidade) e da função exercida, ou 180 dias para os casos previstos para a licença-maternidade ampliada.- Pausas no trabalho para que a mãe possa amamentar o filho nos primeiros meses.- A gestante tem garantida a possibilidade de ser dispensada durante o horário de serviço para pelo menos seis consultas médicas e exames (CLT).- Duas semanas de repouso caso de aborto natural (CLT).- Direito a receber o salário-maternidade mesmo que esteja desempregada (verificar condições com a Previdência Social).

Leonam, Psicólogo pediu que cada participante falasse sobre o significado do seu nome lembrando que muita das vezes a pessoa se coloca de lado não buscando suas origens, seu auto conhecimento no período gestacional. Foram colocados alguns questionamentos  para ser feitos interiormente: 

Como cada mulher ver essa gestação?;Tem-se procurado cuidar do seu bebê?; como é o sentimento de ser mãe?.  Para ele a respiração é uma fonte importantíssima para uma saúde de qualidade e é perdida a medida que a pessoa amadurece, tornando uma respiração artificial, sem enraizamento. "Precisamos ampliar a nossa visão de mundo para exercer o papel que nos foi concedido que é o de ser mãe"-Finalizou Leo.

Denieire, Enfermeira da Unidade de Saúde Helena Santiago lembrou do amor que sente por cada gestante e bebê que lhe é colocado na missão do cuidar. Para ela, existe dois filhos que são de sangue, mas são dezenas tidos em seu coração.

Iran Santiago, terapeuta Holística, falou do momento pensado para as gestantes como uma forma de melhorar a vida de cada uma. Respiração é uma parte indispensável para uma saúde perfeita e auto estima deve estar sempre presente na vida. Assim sendo, foi apresentado a equipe do PREVINE que é um plano de Saúde que cuida da beleza e bem estar. 

 Ao final do encontro, as gestantes puderam aproveitar o mine SPA ofertado por Robson e seus profissionais.
Por Cida Carneiro/Fotos: Denieire Santiago-Enfermeira e Coordenadora da AB 

CONFIRA TODAS AS FOTOS:








 











Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.