TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Confirmado primeiro caso de febre amarela no estado da Bahia

O paciente que está internado em estado grave no Hospital Couto Maia, em Salvador é da cidade de Taboão da Serra em São Paulo e veio para a Bahia no último dia 05 de janeiro para visitar parentes na cidade de Itaberaba
Um paciente do sexo masculino, de 49 anos é a primeira vítima de febre amarela no estado da Bahia. O caso foi confirmado pelo Laboratório Central da Bahia (Lacen), nesta quinta-feira (11) e informado ao Núcleo Regional de Saúde (NRS) em Feira de Santana. O paciente que está internado em estado grave no Hospital Couto Maia, em Salvador é da cidade de Taboão da Serra em São Paulo e veio para a Bahia no último dia 05 de janeiro para visitar parentes na cidade de Itaberaba a 160 quilômetros de Feira de Santana.

O diretor regional do NRS, Edy Gomes, informou ao Acorda Cidade que o homem chegou de São Paulo no dia 05 de avião, passou pela rodoviária de salvador e seguiu de ônibus direto para Itaberaba. Ao chegar à cidade, ele sentiu-se mal e foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde foi medicado e liberado. Na última terça-feira dia (9), ele novamente sentiu-se mal, foi medicado na UPA e como havia suspeita de febre amarela, foi transferido imediatamente para o Couto Maia na capital baiana.

Diante da situação, o Núcleo Regional de Saúde e a prefeitura de Itaberaba iniciaram uma campanha de vacinação contra a febre amarela. Segundo Edy Gomes, toda a população da cidade será vacinada com dose completa. Nesta quinta-feira (11), o diretor do NRS está viajando para Itaberaba para acompanhar os trabalhos de vacinação e outras medidas necessárias para evitar a propagação do vírus da febre amarela.
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
“O paciente segue internado em estado grave no Couto Maia e as ações de bloqueio e controle da doença no município já foram iniciadas com apoio do Núcleo Regional de Saúde Centro Leste desde o dia 09. Estamos aplicando fumacê no bairro onde residem os familiares da pessoa infectada e em outros bairros de Itaberaba”, disse Edy Gomes ao Acorda Cidade.

Edy informou ainda que cem por cento da população de Itaberaba será vacinada. Para isso, a Dires já dispõe de 40 mil doses da vacina.

“Eu pessoalmente vou levar as doses dessa vacina e garantir a vacinação das pessoas. Fazendo com que a cidade e a região fiquem livre dessa doença”, finalizou.

Fonte: Ney Silva e Rachel Pinto / Acorda Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.