TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

domingo, 20 de maio de 2018

Anjos da Vida completa 9 anos prestando importante serviço a sociedade coiteense

Na falta do Samu e do Corpo de Bombeiro, os abnegados voluntários têm salvado muita vida, mas eles também pedem socorro 
Brigada Voluntaria fundada em 2009 atua como se fosse a SAMU da cidade de Coité
No território Brasileiro existe o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 192 – SAMU, que é uma instituição que presta serviços de atendimentos a paciente de traumas (acidentes) ou a pacientes clínicos (mal súbito) e que tem como integrantes da equipe condutores de emergência, técnicos de enfermagem, enfermeiros (as) e médicos.
Anjos da Vida – numa manhãzinha de domingo atendendo a vítima de acidente
Mas para ter uma base de atendimento da equipe do SAMU o município tem que ter uma quantidade populacional mínima de 500 mil habitantes. Conceição do Coite possui em media de 65 mil habitantes, e por conta disso não tem condições de ser contemplada com uma base da equipe especializada. Mas no estado baiano, existem Brigadas de emergência, que são formadas por bombeiros Profissionais Civis e socorristas, os quais fazem a atividade emergencial, só que com o passar do tempo essas instituições infelizmente acabaram fechando as portas. E uma das poucas que restaram no estado baiano foi Brigada Voluntária Anjos da vida de Conceição do Coité
Treinamento de brigadistas voluntários no Largo do Mercado
Pelo alto índice de acidentes no município de Conceição do Coité e pelo fato das vitimas acidentadas tendo o quadro de saúde vindo a agravar por não ter o atendimento Pré – hospitalar adequado, no ano de 2009 o cidadão coiteense e bombeiro profissional civil César Maciel, conseguiu formar uma equipe a qual tinha treinamentos árduos e semanais para aprender a salvar vidas, e com isso surgiu em 09 de Maio de 2009 a Brigada Voluntaria Anjos da Vida de Conceição do Coité, a qual presta serviços emergenciais em todo território municipal.
No inicio a Brigada pediu muito o apoio da PM para transportar vítimas,
dificuldade registrada pela equipe do Programa do Ratinho
No inicio os bombeiros civis Anjos da Vida faziam atendimento com o apoio da Policia Militar que tinha como comandante o então tenente, hoje capitão Joilson Lessa, quando acontecia o chamado de emergência, os plantonistas do dia pegavam suas motos e se deslocavam com as macas em punho e seguiam para o atendimento, chegando até o local da ocorrência realizavam o atendimento aguardando a chegada da viatura da PM para realizar o transporte daquela vitima.

Com o passar do tempo, vendo a necessidade da instituição um empresário do município doou uma ambulância modelo Ipanema que começou a ser utilizada nos atendimentos pelos voluntários. Mas a mesma hoje, se encontra bastante sucateada, praticamente não podendo quase não ser usada nas chamadas de emergência.
Magno pediu ao Programa do Ratinho uma ambulância e está veio para
contribuir com a brigada
Já no ano de 2011, vendo a necessidade de outro veiculo de emergência, um dos membros Magno Oliveira se inscreveu em um Programa televisivo, onde passaria a concorrer a uma ToppicJenBey, vindo a conseguir ser contemplado, e além de ganhar o veiculo a empresa doadora deu a reforma e transformação do veiculo em uma ambulância USB (Unidade de Suporte Básico) que chamamos de CHALUPE. Que foi utilizada para atender 80% dos chamados emergenciais registrados nos arquivos, a Chalupe ainda é utilizada, mas, como a Ipanema esta praticamente sucateada, a mesma já passou por mais de 4 reformas no motor por ter dado um problema mais conhecido no mundo mecânico como esquente. Hoje em dia só usa a Chalupe em casos mais simples, a mesma não tem mais tanta condição para ser empregada em situações de maior complexidade.
A ambulância da Brigada foi uma conquista a partir de uma carta encaminhada
pela brigadista Magno para o Programa do Ratinho.
Com o passar dos anos os responsáveis pelo setor financeiro da associação passou a guardar as doações em espécie feitas por populares e realizar campanhas de arrecadação, com isso veio a comprar um veículo de emergência, um moto modelo Bros, para poder ter um acesso mais rápido as chamadas emergenciais e otimizando tempo no atendimento, e também para realizar a viabilização do emprego das ambulâncias na emergência.
Wagner entrega as chaves da ambulância ao então presidente a BVAV Gildo Carneiro
Chegando o ano de 2016 o empresário coiteense do ramo de bebidas mais conhecido como Wagner WA, entrou em contato com a diretoria da instituição, falando o seu interesse em presentear a corporação com uma ambulância USB modelo Doblô para assim ajudar a instituição e o município de Conceição do Coité, que iria passar a possuir mais um bem precioso.
Agora com quatro carros e uma moto a Brigada terá mais tranquilidade no momento
que um deles apresentar defeito. A primeira da fila foi a última aquisição
Pelo motivo de três das quatro ambulâncias, não apresentarem bom estado, ou estarem em estado de sucateamento, no ano de 2018 foi montado uma comissão organizadora para a realização de uma feijoada beneficente em prol da Brigada Voluntária Anjos da Vida, onde o valor arrecadado iria ser convertido na compra de uma ambulância. No evento foi arrecadado a quantia de R$ 13,148, e com esse valor foi arrematada uma ambulância, modelo Fiorino na cidade de Capim Grosso – BA para aumentar a frota de veículos de emergência e melhor atender os casos emergenciais.
Anjos da Vida com apenas uma ambulância em operação precisou fazer duas viagens.
A distância do local do acidente para o hospital é de cerca de 15 km
A Brigada Anjos da Vida de Conceição do Coite tem registrado em seus arquivos mais de 10 mil atendimentos realizados em todo o território sisaleiro. A instituição tem um corpo ativo de 40 membros quais eles se dão plantões semanalmente para assim poder atender a população coiteense em casos de necessidade emergenciais, alguns dos voluntários da instituição tem seu trabalho fixo onde cumprem cargas horárias semanais e nos fins de semana dedicam seu tempo livre a associação, quais se fazem voluntários.
Brigada Voluntária usa sempre mais de uma ambulância no serviço | Foto: Raimundo Mascarenhas
A Instituição recebe uma ajuda mensal da Prefeitura municipal em materiais de atendimento, gases, solução fisiológica a 0,9%, luvas de procedimento, lanches para os plantonistas, abastecimento semanal para os veículos de emergência e o pagamento mensal do aluguel da sede da instituição e o maior sonho é construir a sede própria da Brigada Anjos da Vida, e reformar a ambulância Chalupe a qual já vem a 6 anos na luta diária de atendimentos a acidentes e que esta praticamente sucateada, mas pelo fato de ser um serviço voluntariado e a instituição não ter renda fixa através de verbas, seja ela municipal ou estadual, não tem praticamente condição alguma de realizar esse ação.
Quem quiser ajudar a instituição pode depositar qualquer valor na conta da associação.

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
CONTA: 87822 – 8
AGÊNCIA: 1448
OPERAÇÃO: 013 – CONTA POUPANÇA.

Fonte: Calila Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.