TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 28 de março de 2019

ICHU-Realizada a VII Conferência Municipal de Saúde

Com o tema "Democracia e Saúde: Saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS" foi realizada a VII Conferencia Municipal de Saúde na Cidade de Ichu Bahia no última dia 27 de Março de 2019. 

Durante a abertura a Criança Laysa Gabrielly entoou o Hino ao Município de Ichu Juntamente com o Agente Comunitário de Saúde Pedro.

Foi realizado um momento de reflexão com a Terapeuta Holística Iran Santiago que lembrou de todos aqueles que contribuíram diretamente com a Saúde do Município de Ichu e que não se encontra mais entre nós.

O prefeito  Carlos Santiago falou sobre a importância do SUS  que para ele foi uma das  coisas mais bem elaboradas que existe nesse país e que infelizmente a saúde é tão cara que muitas vezes se passa tanta dificuldade para adquiri-la através desse sistema. Para ele, saúde é um tema muito complexo até porque envolve diretamente a vida de todos por isso é importante investir na saúde preventiva pois prevenir é melhor que remediar.

O Vereador Edivaldo Apolônio destacou que  o espaço de uma conferência de saúde em nosso município é o momento de juntos descobrir os problemas e tentar resolver procurando encontrar alguma saída para melhorar. 

Segundo ele, no geral vêm sendo um problema muito sério mas é através de momentos como esse que podemos encontrar soluções.

Adailton Conceição, Presidente do Conselho Municipal de Saúde, destacou que o momento de Conferência é sempre um momento de esperança e expectativas e espera que  todos aproveitem essa oportunidade  de forma comprometida para que se possa realmente avaliar e contribuir com as  ideias tanto para o município quanto para o estado e a nação.

Edcarlos Silva, Secretário de Saúde,lembrou que  ouvir as pessoas  em diversos seguimentos numa conferência é promover um debate construtivo onde através das representações se consegue escutar a população  e construir as propostas que venham a beneficiar a todos. 

Alan John, apoiador institucional da diretoria de Atenção Básica da secretaria  estadual de saúde, falou da importância da luta pela democracia e destacou o médico sanitarista Sergio Arouca, que esteve na luta e consolidação do SUS por isso esse é o momento de pensar quais são as possibilidades reais e concretas e que só podem ser consolidadas se houver democracia, por isso esse tema é tão importante para a discussão nessa conferencia. 

Houve discussão onde se construiu propostas através dos seguintes eixos: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), e Financiamento adequado e suficiente para o SUS.

Feita a construção, foi escolhido os delegados para a conferencia estadual. 

O secretário Edcarlos agradeceu a todos que direta ou indiretamente contribuiu para a realização desta conferencia.
Por Cida Carneiro
CONFIRA TODAS AS IMAGENS: 

























Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.