TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 24 de setembro de 2019

ICHU-Através do PSE, equipe de Saúde realiza oficina na Escola Santo Antonio em Barra

Através do Planejamento realizado com o GTI (Grupo de Trabalho Intergestor), entre profissionais de Saúde e Educação, a equipe que compõe a Secretaria Municipal de Saúde de Ichu Bahia realizou no dia 18 de Setembro de 2019, oficinas com temas voltados ao Suicídio, complementando as ações do PSE (Programa Saúde na Escola).

Desta vez, a oficina foi desenvolvida  na escola Santo Antônio no povoado de Barra, na qual se fez presente os orientadores o Educador físico do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) Francisco Moysés juntamente com profissionais de Saúde da UBS Rita Meire.

Foi um dia inteiro de aprendizado tanto para as crianças e adolescentes como também para os profissionais que fizeram parte desse momento ímpar na escola. No turno da manhã foi apenas com crianças, e foi realmente desafiador como conseguir fazer com que eles absorvessem algo tão distante as vezes de entender. Daí veio a ideia de se trabalhar com algo que viesse realmente chamar atenção de todos e nesse momento, contei uma história que falava de alguns bichinhos e suas "diferenças" como a tartaruga que anda devagar, o macaquinho com seus pelos negros, a vaca por ser gorda e vários outros...já que aceitando as diferenças é um grande passo para cultuar a paz. Ficaram encantados e atenciosos, desde então fizemos perguntas e todos conseguiram responder nos mostrando que algo foi plantado em suas cabecinhas e seus corações.

 Finalizando o turno da manhã os profissionais convidou e todos juntos realizaram  um momento de diversão, interação e que concretizados realmente esse culto a paz.

 Na parte da tarde esse trabalho foi feito com adolescentes colocando em destaque algumas experiências  que já foi passada pelo Educador Físico, sendo que conseguiu mais uma vez fazer com que todos prestassem atenção aos mínimos detalhes, a importância de um abraço, o amor ao próximo diante de tudo que vivemos nesse mundo, a visão em entender como se preocupar com o próximo e saber ajudar da melhor forma, relatei sobre mais de 100 amigos que foram assassinados por seguirem outros caminhos, a importância do estudo e o culto a paz diariamente. 

Logo após foi feita duas dinâmicas, dividindo em equipes  para eles montarem cartazes expondo tudo que entenderam, seguindo por apresentações, na qual foi notório que absorveram tudo que foi colocado por uma melhor vivência na escola, em casa, na comunidade, as relações no nosso cotidiano. A tarde foi fechada com mais uma dinâmica na qual o ponto principal era    saber  se posicionar diante do cuidado da sua vida e do próximo. 

Segundo Moysés, esse foi um momento único para nós profissionais e pra eles, apesar de  levarem isso com tanto amor e verdade pra eles, a nossa equipe se torna melhor diante das discussões colocadas...Gratidão realmente é a palavra chave desse dia.

Trabalhando a afetividade com os estudantes, a Terapeuta holística Iran Santiago e o Psicólogo Leonam Castro deram um show com técnicas e práticas integrativas o que avaliaram como positivo esse momento.
Por Francisco Moysés/Educador Físico

CONFIRA OUTRAS IMAGENS: 


















Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.