TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sábado, 31 de dezembro de 2011

ICHU - Conheça o Presépio da Senhora Maria Delvacy:

Depois de percorrermos por diversos lares de nossa região para registrarmos os diferentes presépios construídos por pessoas simples que já se habituaram a essa tradição em toda época de 24 de dezembro a 06 de Janeiro onde se constrói em suas casas os diferentes presépios ou LAPINHA, para assim representarem o local e os personagens bíblicos do nascimento de Jesus Cristo. Hoje dia 31, a cerca de duas quadras da nossa residência na sede do município de Ichu, conhecemos o maior presépio e o mais bonito já visitado até agora pela nossa equipe no município.

Trata-se do presépio da professora Maria Delvacy Cordeiro Cedraz, que fica na Rua Odália Cedraz Carneiro na sede deste município. O presépio é tão grande que precisou ocupar quase toda área da garagem na residência da professora.

Segundo seu esposo Evanilton que foi quem nos recebeu para realizar nossa reportagem, a senhora Delvacy, levou cerca de quatro dias para construir o presépio que contou com ajuda de sua irmã Neuracy e seu amigo Ailton. O diferencial do presépio da professora Delvacy, além de sua ornamentação é claro, foi o espaço onde os cenários foram construídos, além de construir a manjedoura num lugar bem espaçoso, ela também construiu uma enorme cidade todos com palitos de fósforos e de dente, tudo feito por ela próprio. 

Ela construiu também cenários da zona rural como, por exemplo, o homem cortando lenha com o machado, a mulher dando milho às galinhas, o homem tirando o leite na vaca, a porca amamentando seus filhotes, as mulheres lavando roupas numa bacia, a casa do João de Barro, uma cachoeira, um povoado com casas de adobo, Jegue transportando água em tambores, curral de gado, casa de taipa, em fim, vale apena você e lar e conferir de perto.

Veja outras fotos
Casa de João do Barro

Povoado

Casa de ichu

Manjedoura

Casa de taipa

Uma cidade, toda construída com palitos

Cachoeira

Homem tirando leite na vaca

Mulher dando milho as galinhas

O pavão

Uma fonte de água no solo

Um moinho

Uma porca amamentando seus filhotes

Uma rã "sapo" na lagoa

Porca amamentando seus filhotes

Um lagarto ou camaleão

Os três reis magos

Casa de taipa

Mulheres lavando roupas na bacia

Jegue transportando água em tambores

Um ninho de sacué 

Homem cortando lenha com Machado

Homem tirando leite

Casa de joão do Barro

Por Valdir Carneiro // Ichu Notícias

Um comentário:

  1. Parabéns professora! Este é o verdadeiro espírito Natalino. Que seu trabalho tenha continuidade, valorizando o verdadeiro sentido do Natal que é a presença de Jesus em seu lar.

    ResponderExcluir

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.