TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Por Reginaldo Santos - O melhor de Nova Soure é a força e alegria do seu povo:

Nova Soure, cidade de solo rochoso, mas que é iluminada pelo sol da justiça. Seu encanto está na força do seu povo que dia a dia vai transformando suor em gotas de esperança de dias melhores para suas vidas. Um povo que ainda na aurora do dia se levanta, faz suas preces e com muita convicção vai plantar as sementes da fé e da crença em Deus para colher felicidade, paz e amor.

É a força, o destemor e a vontade de vencer dos filhos de Nova Soure que nos atrai e nos torna tão semelhantes a eles. Fico cada vez mais encantado com esta cidade tão bonita e acolhedora. É a hospitalidade do seu povo que faz o nosso coração bater mais forte e chorar de emoção todas as vezes que chegamos até aqui e somos recepcionados com sorrisos tão largos.

O que nos encanta também, é ver que, mesmo com as dificuldades inerentes a um município localizado no coração do sertão baiano, o novasouriense nunca deixou de fazer da alegria seu projeto de vida. É essa alegria que há muito tempo nos contagiou e fez com que construíssemos raízes tão profundas neste lugar. Por um lado, o nosso povo tem a força de um guerreiro que não se prostra diante das dificuldades; mas por outro, ao olhar no rosto de cada um vejo a sensibilidade do poeta. Um homem que chorar, sorrir, sente tristeza e alegria. Vejo um povo que dar dor tira o seu canto, da terra o seu sustento e da vida seu alimento.

Nesse momento, onde a insegurança parece tomar conta da nossa cidade, precisamos construir sobre os alicerces da fé, uma vida melhor para acolher nossa juventude que anda tão ameaçada pelas ondas insuportáveis da violência e ameaçada pelas drogas.

O futuro é incerto, mas de uma coisa eu tenho certeza, que todos os filhos de Nova Soure, seja eles nascidos aqui ou não, irão realizar a travessia da vida de forma vitoriosa. Isto porque dentro de cada um bate incansavelmente um coração em busca da felicidade. É essa força de vontade, ainda que meio adormecida, e que muitos ainda não tenham se dado conta de que ela esteja emergindo dentro de si (mas está), e logo-logo irá brotar, que nos faz ser tão especiais.

Ser ou estar novassouriense é honroso demais pois sinto-me parte de um povo forte e revestido de coragem que nos impulsiona para vencer. Um povo que ama a sua terra e que por ela está disposto até mesmo morrer. Um povo que é coberto pela sublime sorte que se revela através de um lindo céu azul.

Ser novassouriense é também motivo de orgulho nacional. Que diga o professor Geraldo Prado, pesquisador e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Um novassouriense nato que jamais esqueceu suas raízes, sua terra, seu povo. Por amor à sua terra natal, ele criou aqui em nossa cidade a maior biblioteca rural do Planeta. É ou não é pra se orgulhar de uma ação como esta?

Um outro motivo de orgulho para Nova Soure é o poeta, professor, escritor e compositor Antonio Ramos, mais conhecido como Ramos Feirense, o autor do belíssimo hino “Canção de Amor à Nova Soure”. Isto mostra que o amor sobressai a todas as coisas. Embora não tenha nascido em Nova Soure, Antonio Ramos foi adotado pela linguagem do amor e a cidade passou a ser um referencial em sua vida.

Além destes, há muitos outros homens, mulheres, jovens, crianças que nos enchem de prazer e felicidade. Alguns já não estão mais por aqui, foram em busca de novas oportunidades em outras cidades, mas nunca cortaram o cordão umbilical. Sempre que possível voltam para tomarem benção da terra natal. E assim, vamos seguindo pela longa estrada da vida plantando em cada coração novassouriense um tanto de paz um pouco de Deus. Por isso não excito em dizer: sou novassouriense de coração assim como você!

Por Reginaldo Santos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.