TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 23 de abril de 2012

PF reforça efetivo em área do sul da Bahia onde índios invadiram fazendas:

Índios reivindicam 54 mil hectares nessa região que seriam área de reserva indígena
 A Polícia Federal reforçou neste domingo (22) o efetivo na região do sul da Bahia onde, desde janeiro, índios disputam terras com fazendeiros e já invadiram 68 fazendas nos municípios de Pau Brasil, Itaju do Colônia e Camacan. Os pataxós reivindicam 54 mil hectares nessa região que seriam área de reserva indígena.
 

O delegado da Polícia Federal em Ilhéus, Rodrigo Reis, informou que 30 agentes do Comando de Operações Táticas (COT) já estão se deslocando para os municípios.



Ele disse que esses policiais ficarão baseados em Pau Brasil e farão uma análise dos conflitos para saber se há necessidade de envio de mais agentes. Segundo ele, a PF, a Polícia Militar e a Polícia Civil da Bahia estão com efetivo nos três municípios há 15 dias.
Efetivo desembarcou em Ilhéus para ajudar a controlar conflito entre fazendeiros e índios 



"A situação não está com o teor de gravidade que estão passando. Todo e qualquer crime na região estão sendo computados como conflito de terra. Estamos com cautela e fazendo uma triagem [do que é crime comum e os que têm ligação com disputa de terras]", destacou o delegado.


Ele ressaltou que "tudo será investigado e nada ficará sem análise". Os municípios de Pau Brasil, Camacan e Itaju do Colônia ficam a cerca de 150 quilômetros de Ilhéus. 



Funcionário morto e índio baleado
Na tarde de sexta-feira (20), Júlio César Passos Silva, 32 anos, funcionário da fazenda Santa Rita, que fica na zona de conflito, foi morto com um tiro na cabeça durante um tiroteio. Um índio também foi baleado na perna no confronto.



O corpo do funcionário só foi encontrado por volta das 14h de sábado (21), quando agentes da Polícia Federal, Polícia Militar e Polícia Civil estiveram na região onde teria ocorrido o tiroteio. 



Já o índio Ivanildo dos Santos, baleado na perna, foi socorrido por outros índios da tribo pataxó hã-hã-hãe e encaminhada para o Hospital de Base, também em Itabuna.

Equipe da Folha de S. Paulo ameaçada
Também na sexta-feira, o repórter fotográfico da Folha de S. Paulo Joel Silva, de 46 anos, e o motorista Igor Correia, de 25, foram ameaçados por dois grupos de homens fortemente armados na zona rural de Pau Brasil.



Sem olhar para o grupo, obedecendo a ordem dos homens armados, o fotógrafo e o motorista foram perguntados sobre a razão pela qual estavam na cidade e depois de sete minutos foram liberados, sob a ameaça de serem baleados caso olhassem e identificassem os agressores. Antes, o grupo inspecionou o equipamento fotográfico e guardou no porta-malas do carro.



Segundo o policial civil Sagro Bonfim, a equipe da Folha estava em um carro de locadora, sem plotagem do jornal, dentro de uma área ocupada pelos índios, o que pode ter gerado a desconfiança dos supostos seguranças. "É uma área de conflito e eles não estavam acompanhados pela Polícia Federal, correram risco de vida", relatou o policial.



Em reportagem publicada na sexta (20), a Folha de S. Paulo denunciou a presença de homens fortemente armados na segurança da fazenda Santa Rita, pertencente ao ex-prefeito de Pau Brasil Durval Santana. A polícia civil não confirmou se as ameaças sofridas pela equipe da Folha na cidade tem relação com a reportagem publicada no jornal. 



Disputa
As invasões são estratégia dos índios pataxós para garantir a posse da terra uma vez que aguardam julgamento, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), de ação de 1982 para retirada dos fazendeiros que ocupam terras que os índios consideram como parte de reserva indígena. Com informações da Agência Brasil. 
Fonte: Correio24horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.