TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 17 de maio de 2012

ICHU – Associações Comunitárias, APAEB, PARÓQUIA, ASCOOB e SINTRAFI, vão encaminhar ao poder público municipal, propostas e soluções no combate à seca:

Com o objetivo de buscar soluções emergenciais para combater à seca que o município de Ichu vem enfrentando, Associações Comunitárias, Apaeb, Paróquia, Ascoob e Sintrafi, vão pressionar o poder público municipal em busca de uma solução emergente que venha amenizar a vida das famílias carentes do município, que nos últimos tempos vem sofrendo com a pior seca dos últimos 30 anos. 

Na semana passada (terça-feira dia 08, e quinta-feira dia 10), aconteceram duas importantes reuniões com representantes das referidas instituições no salão da APAEB, onde foram levantadas algumas soluções emergenciais, que na visão destas instituições podem ajudar o homem do campo a amenizar o dano sofrido pelo efeito da seca, principalmente com a falta d’água para o consumo humano e também para o consumo animal. 

Este poço está desativado desde 1985 - Ele foi inaugurado em 1975
na gestão do prefeito Abelardo
Entre as soluções apontadas como emergentes estão às reativações dos poços artesianos existente no município que, segundo apontam as instituições, Ichu hoje, possuem seis poços artesianos desativados, e uma simples reativação desses poços vai ajudar e muito a vida das famílias carentes.

Aqui tem uma Cacimba entupida diz o lavrador Cristóvão,
morador da Comunidade do Canavial
Para outras comunidades a exemplo de Baixinha, Mumbuca, Calombir e na Capoeira do Rio que ainda não possuem o poço artesiano, as instituições sugerem ao poder público, a escavação de quatro novos poços para atender as necessidades destas comunidades. Foi levantada também a possibilidade de limpar todas MINAÇÕES, conhecido tradicionalmente como Cacimbas, já existente no município, entre elas duas na comunidade do Umbuzeiro, uma na Mumbuca, uma no Maxixe, uma no Canavial, uma no Licuri, uma no Calombir, uma no Poço Lajedo, uma no Formigueiro, uma no Boqueirão, uma na Queimada do Meio, e outra no Miragalho. Foi discutida também a questão dos carros-pipa que segundo o ex-presidente do sindicato dos trabalhadores e Agricultores Familiares de Ichu (SINTRAFI), o senhor Adalberto Hemenegildo Carneiro, hoje, o mesmo carro que abastece para o consumo animal, está abastecendo também para o consumo humano o que pode trazer sérios problemas de saúde para a população, as instituições sugerem que a prefeitura disponibilize um carro exclusivo para abastecer só para o consumo humano.

Após identificar as Comunidades que já possuem os poços e Cacimbas, e realizar estudo através de um mapeamento e ver onde seria mais necessária à escavação de novos poços, foi criada uma comissão que enviou ofício ao prefeito municipal José Dias Portugal solicitando uma audiência para serem apresentadas as propostas o que foi marcado esta audiência para o dia 15, terça-feira. No entanto, a comissão formada por representantes destas instituições ficou constrangida por chegar no horário combinado à prefeitura municipal e lar o prefeito não estava para atendê-los. O Ichu Notícias ainda entrou em contato com o secretário do prefeito, José Nailton e o mesmo se encontrava em Salvador e não podia receber a comissão. Segundo o ex-presidente do SINTRAFI que faz parte da comissão, Adalberto Hemenegildo, a comissão está aguardando um retorno da prefeitura municipal para remarcar a audiência.  

Por conta própria o agricultor Cristóvão Geraldo Almeida de 47 anos, morador da comunidade do Canavial, escavou duas cacimbas em sua propriedade, e através dela, o agricultor mata a cede de seus animais. Em entrevista para o Ichu Notícias, ele afirmou que seus vizinhos ainda não estão usando desta água mas assim que precisarem eu terei todo o prazer em dar, ressalta o agricultor. São duas Cacimbas como esta na propriedade do agricultor Cristóvão, uma do lado da outra, cada uma tem capacidade de 4 a 5 mil litros de água por dia, o que seria suficiente para saciar a cede de  cerca de 100 cabeças de gado. Sem nenhum exagero, a qualidade desta água é muito melhor que a água da Embasa que hoje abastece o município de Ichu, inclusive chegamos a beber dela e a mesma não é salobra, excelente para o consumo humano.     

As instituições estão preocupado também com a comida dos animais, o mandacaru e a palma que são os principais alimentos dos animais em época de seca, está acabando, os criadores estão recorrendo as folhas do licuri para alimentar seus animais.

Por Valdir Carneiro - Ichu Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.