TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 22 de maio de 2012

Ichu – Sessão da Câmara foi marcada por movimento dos servidores municipais da educação e denuncias de Evânio Cordeiro contra administração municipal:

Na sessão ordinária na câmara municipal de Ichu desta terça-feira dia 22 de maio, houve apelo dos servidores públicos da área de Educação ao cumprimento do plano de carreira por parte do executivo, e também houve sérias, denuncias contra administração municipal.

Usando a tribuna e representando os demais diretores do SINTRAPI, Enilda, falou da luta ferrenha que a categoria vem tendo com o executivo, segundo ela, os direitos dos servidores da área da educação não está sendo cumprido e diz que por esse motivo a categoria vem a dias se mobilizando inclusive com paralisações como a que aconteceu ontem e hoje e outras que podem vir a acontecerem caso não sejam atendidos pelo governo municipal, lembra Enilda. O SINTRAPI vem lutando pelo plano de carreira dos professores que há muito tempo era para ser cumprido visto que já foi aprovado pela câmara municipal, e até hoje o executivo não cumpriu a lei, apesar de já ter sido adequado todas as normas do plano, de acordo o relatório da comissão que está pronto desde início de maio conforme apresentou Enilda. Ainda segundo Enilda, em reunião ontem 21 com o secretário Nailton, a prefeitura alegou não ter condições de cumprir, mas os servidores alegam que a lei foi enviada pelo próprio poder executivo e aprovada pela câmara municipal e agora falta apenas ser cumprida pela prefeitura municipal, afirma ela.

Ficou marcado para esta quinta-feira dia 24, uma outra reunião com representantes do setor jurídico do SINTRAPI e da prefeitura municipal para se chegar a um denominador comum e que possa atender a categoria sem nenhum dolo a classe trabalhadora e se espera que nesta reunião terminem todo este impasse.
Os servidores também pedem ao legislativo uma solução rápida por parte da empresa que está realizando serviço de eletrificação nas imediações da sede do SINTRAPI (vale dos morrinhos) que segundo os servidores tem 3 meses com as obras paralisada e muitos buracos foram abertos e está causando transtornos aos moradores e população que trafegam por lá, inclusive uma pessoa já caiu dentro de um destes buracos, reclama Enilda.

O Vereador Antônio George que também é professor, justificou o movimento dos servidores que segundo ele é legal, “a prefeitura recebe mais de 350 mil por mês do FUNDEB, comparando o repasse dos meses de janeiro a março e com uma folha de 220 mil sobraria mais de 130 mil para a prefeitura cumprir o plano de carreira dos professores” lembra George. 

Os vereadores Antônio Francisco (Totônho) e Afonso muito chateados com a falta de respeito das empresas que realizam trabalhos no município de Ichu, disse que iriam criar um projeto de lei urgente que obrigará todas e quaisquer empresas a concertar todos os danos causados ao município durante a realização de qualquer serviço, que segundo ele a embasa também deixa as ruas todas esburacadas. Eles também falaram do plano de carreira dos servidores da educação e disse que a categoria está de parabéns por reivindicar os seus direitos e disse em nome de todos os vereadores que a casa está do lado dos servidores naquilo que for possível, inclusive lembrou que a casa vem fazendo o seu papel quando aprovou em caráter de urgência recentemente a lei do plano de carreira dos professores, e que agora cabe apenas ao executivo cumprir a lei, lembram os edis.

Denuncias:
O presidente municipal do PDT e ex-secretário de saúde no período de 2005 à 2007, Evânio Cordeiro, fez sérias denuncias contra a secretaria de saúde do município e também contra a administração municipal; segundo ele, comparando com o período em que ele foi secretário, os gastos da secretaria hoje é seis vezes maior que na sua gestão, e ainda acusa que pode está havendo (superfaturamentos em notas fiscais) o que até  notas frias pode está sendo emitidas por empresas de autopeças, diz Evânio. 

Ainda segundo Evânio, a irregularidade desta secretaria é tanta que até obras de reforma nos PSF da sede e do povoado de Barra foram iniciadas muito antes do processo licitatório, o que é ilegal e segundo ele é porque já sabem com antecedências quem será o ganhador na licitação, o que ele chamou de mais uma corrupção. Evânio também pediu explicação sobre as 100 casas populares que veio para ser construídas na zona rural do município de Ichu e que segundo ele só 30 casas foram construídas e até hoje a população não sabem para onde foram as outras 70 casas, ressalta Evânio.

Os vereadores de situação Totonho e Afonso justificou as denuncias feitas pelo presidente municipal do PDT contra a secretaria de saúde, segundo eles não se pode fazer um comparativo de quando Evânio era secretário e agora, porque segundo eles naquela época os carros eram poucos e eram novos e agora a frota é bem maior e estão bem mais velhos e que seria melhor a secretária vim esclarecer as denúncias à população, lembra os edis.

Sem ter mais o que tratar o presidente da câmara deu por encerrado a sessão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.