TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Eleitores com título cancelado podem começar a regularizar a situação


Certidão circunstanciada não resolve por
completo a vida do eleitor faltoso
Apesar de ter terminado o prazo para a revisão cadastral, transferência e o alistamento eleitoral, os eleitores faltosos nas últimas eleições e que tiveram os títulos cancelados ainda podem evitar maiores prejuízos. Nas eleições de 2010, quase 2, 6 milhões de eleitores, cerca de 21,5% dos votantes na Bahia, não compareceram às urnas no primeiro turno. Vale lembrar que a Bahia é quarto colégio eleitoral do país, com 9,8 milhões de cidadãos aptos para o voto. 

Durante todo o ano, os votantes que estão com os documentos anulados podem obter uma Certidão Circunstanciada. Mesmo não regularizando por completo a situação do eleitor, que não poderá votar em 2012, este documento comprova seu comparecimento ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), além do devido pagamento das multas.

O cidadão que não estiver com esta certidão, por não ter votado ou por não ter justificado a ausência em três eleições consecutivas, fica impossibilitado de se inscrever em concursos públicos, obter passaporte ou carteira de identidade, renovar matrícula em estabelecimentos de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência e praticar qualquer ato em que a quitação eleitoral seja exigida. Além da Certidão de Quitação Eleitoral, para aqueles que não estão com o título cancelado, os eleitores também podem tirar a segunda via do título até o 27 de setembro. Informação de Bocão News.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.