TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Jacuipense tenta seu terceiro acesso a primeira divisão do Campeonato Baiano.


 
 O Leão do Sisal como é conhecido, disputou a primeirona em 1990 e 1996.


Fundado em 21 de abril de 1965, o Esporte Clube Jacuipense não possui uma extensa sala de troféus. Porém, ao longo dos seus 47 anos, o clube da cidade de Riachão do Jacuípe alcançou posições de destaque no futebol baiano.

Seu único título da história foi conquistado em 1989. Sobre o Fluminense de Camaçari, o Leão sagrou-se campeão baiano da 2ª divisão naquele ano. Além da taça, o clube foi premiado com o acesso à 1ª Divisão do Estadual. Mas, em 1990, a equipe não conseguiu repetir o sucesso e amargou o retorno à segundona.
Cinco anos depois, o reencontro com as vitórias. Com a segunda melhor campanha da 2ª Divisão do Baianão de 1995, ficando atrás apenas do campeão Juazeiro, o Jacuipense voltou a ter o direito de disputar a maior competição de futebol da Bahia.

Porém, para desespero do seu torcedor, a história se repetiu em 1996. Assim como em 90, o Leão do Sisal não conseguiu emendar boas campanhas na elite e mais uma vez acabou rebaixado.
 
Daí em diante, sua história foi marcada por muitas lutas. Em 2000, 2002 e 2006 chegou ao vice-campeonato da 2ª Divisão, mas nestes anos apenas os campeões eram beneficiados com o acesso.
O clube não desistiu e continuou a batalha. Em 2012, comandado pelo jovem presidente Felipe Carneiro, o Jacuipense surpreendeu os apaixonados pelo futebol na Bahia.

Com um investimento que reforçou a agremiação com o ex-lateral da Seleção Brasileira, Corinthians e Vitória, Rodrigo (técnico) e o ex-atacante Uéslei, com passagens marcantes pela dupla BaVi, como auxiliar, além de jogadores conhecidos como o volante Fausto, ex-Bahia e Atlético de Alagoinhas; Paulo Matos, ex-São Paulo, e o atacante Wilson Júnior, ex-Portuguesa e Bahia, o dirigente colocou o time de novo na briga pelas primeiras colocações.

Dentro de campo, os resultados foram aparecendo aos poucos. Com um desempenho brilhante, o time grenar e branco conquistou 15 pontos em quatro triunfos, três empates e apenas uma derrota na fase de classificação.

A campanha foi coroada com a vaga nas semifinais da segundona. Agora, o Leão está cada vez mais perto de voltar a figurar na elite do futebol baiano depois de 16 anos. Porém, para isso precisará desbancar o forte Ypiranga, seu adversário na batalha por uma das vagas na 1ª Divisão 2013.

Confira a campanha do Jacuipense:

1ª rodada
Astro 0 x 1 Jacuipense

2ª rodada
Folga na tabela

3ª rodada
Jacuipense 1 x 0 Guanambí*

4ª rodada
Colo Colo 1 x 0 Jacuipense

5ª rodada
Jacuipense 3 x 0 Jequié

6ª rododa
Jacuipense 0 x 0 Astro

7ª rodada
Folga na tabela

8ª rodada
Guanambí 0 x 1 Jacuipense*

9ª rodada
Jacuipense 1 x 1 Colo Colo

10ª rodada
Jequié 3 x 3 Jacuipense

Semifinais
Jacuipense x Ypiranga – A definir
Ypiranga x Jacuipense – A definir

*O Guanambí foi excluído da competição e todos os seus jogos foram considerados vencidos pelos adversários pelo placar de 1 a 0.
Fonte: FBF, extraído do Calila Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.