TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Bairro de Santo Inácio vive tensão depois de arrastão e até escola fecha ‘por segurança’

Segundo a Polícia Militar, o arrastão de segunda foi cometido por uma gangue do bairro vizinho da Mata Escura
Foto: Evandro Veiga
Por Bruno Wendel
Por uma abertura no portão de entrada da Escola Municipal Jardim Santo Inácio, os olhares de duas funcionárias davam o tom do medo. As vozes trêmulas reforçavam o clima tenso, que levou a direção da unidade a suspender as aulas para os 785 alunos. 

Escola municipal fechou ‘para zelar pela integridade física de alunos’. Escola estadual também mudou rotina

“Estamos assim desde terça-feira para proteger eles (alunos)”, disse uma das funcionárias. A escola atende alunos de 1ª à 4ª série. “Vivemos apreensivos a todos os instantes. Apesar de estarmos aqui, na escola, isso não é garantia de segurança”, disse a segunda funcionária.
O fechamento da escola foi apenas uma das consequências do medo que  tomou conta do Jardim Santo Inácio nos últimos dias, principalmente depois que, na segunda-feira, um grupo de dez bandidos promoveu um arrastão, assaltando três estabelecimentos.
No Colégio Estadual 29 de Março, os alunos não podem mais sair da unidade para comprar merenda, como de costume, e segundo alunos, os menores de 18 anos têm que esperar os pais para deixar a unidade. Escolas particulares cancelaram festas “por precaução”, os comerciantes têm relatado assaltos frequentes e estão fechando as portas mais cedo (veja ao lado) e os moradores, apreensivos, receberam um recado: “Estão dizendo por aí que quem falar com a imprensa achando que vai ficar famoso vai morrer!”, conta um morador, claro, sem se identificar.
Polícia Militar diz que arrastão em Santo Inácio foi realizado por grupo da Mata Escura para atrair a polícia
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação confirmou que a decisão de fechar a escola, foi tomada “por causa da insegurança que se instalou no bairro de Santo Inácio, no início da semana”, acrescentando que “a equipe escolar da Escola Municipal Jardim Santo Inácio decidiu manter a unidade de ensino fechada para zelar pela integridade física dos seus alunos”. O comunicado ressalta ainda que as aulas voltam ao normal amanhã.
Tensão - A poucos metros da escola municipal, ontem de manhã, uma dona de casa andava com pressa, com a filha de 7 anos. Como não havia aula, ela seguia com a filha para a casa de um parente com medo de um outro arrastão. “Aqui está demais. A qualquer momento eles podem voltar e fazer disso aqui uma terra de ninguém”, disse a mulher, em passos largos e praticamente arrastando a criança.
No Colégio Estadual 29 de Março, as aulas aconteceram normalmente, mas o clima de tensão era visível. “Não tenho hábito de vir buscar minha filha (estudante de 18 anos), mas ela ligou dizendo que o colégio só libera com os pais por causa do arrastão”, contou um funcionário público.
A diretora da colégio, Cleonice Nonato dos Anjos, minimizou. “Isso é norma antiga do colégio. A única medida que adotamos foi proibir que os alunos deixem o colégio para comprar merenda na praça”, disse.
No Colégio Líder, particular, a festa do Dia dos Pais, que seria na sexta, foi cancelada. “Foi uma medida de prevenção”, explica a coordenadora Sandra Campos.
Policiamento - Segundo a Polícia Militar, o arrastão de segunda foi cometido por uma gangue do bairro vizinho da Mata Escura. De acordo com o major Jamerson da Encarnação, comandante da 48ª Companhia Independente (Sussuarana), o ataque foi realizado para transferir o foco da polícia para o Santo Inácio, já que o policiamento foi reforçado na Mata Escura. 
Ontem pela manhã, três PMs circulavam pelo bairro.  De acordo com o major, quatro guarnições fazem a segurança em Santo Inácio, Mata Escura, Sussuarana e Sussuarana Velha, somando um total de 13 PMs. Uma quinta guarnição composta por quatro policiais fica no apoio, colaborando com qualquer uma que precisar e há ainda dois PMs em motos reforçando o policiamento. Segundo informações da 11ª Delegacia (Tancredo Neves), os agentes ainda estão investigando os assaltos de segunda. Ninguém foi preso.
Fonte: correio24horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.