TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Salvador - Bando assalta três estabelecimentos no Santo Inácio durante protesto

Comércio fechou as portas após três assaltos ontem de manhã. Comerciantes dizem que virou rotina (Foto Marina Silva)
“Eu ouvi dois disparos. Saí correndo e pedi pra entrar na casa de uma senhora. Fiquei lá até a situação se acalmar. Não tinha ninguém na rua, rigorosamente ninguém”. O relato de um funcionário do colégio municipal Jardim Santo Inácio, no bairro de mesmo nome, mostra a  situação da população que mora e trabalha na região.
Por volta das 10h de ontem, a Rua Direita do Jardim Santo Inácio foi palco de uma situação de terror, com assaltos a três estabelecimentos comerciais – um mercado, uma padaria e um açougue. Após a ação dos bandidos, grande parte das lojas da região fechou as portas.

De acordo com a polícia, os assaltos foram praticados por um grupo de dez bandidos, parte deles armados. A polícia só chegou ao local depois que o grupo já tinha fugido, e ninguém foi preso.

Segundo depoimentos de comerciantes e moradores, o fato não é isolado. Amedrontados, os frequentadores e trabalhadores da área afirmam que desde a semana passada acontecem assaltos todos os dias. “Não tem hora, nem dia. Eles sempre chegam armados e aterrorizam a população. A gente vive com medo aqui”, conta um comerciante, que não quis se identificar. O medo de retaliações é grande e, apesar de a maioria falar abertamente sobre o assunto, a relutância em se identificar é unânime. 

Manifestação - De acordo com informações da 48ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM - Sussuarana/CAB), responsável pelo policiamento ostensivo da área, as ocorrências da manhã de ontem aconteceram logo depois de uma manifestação demoradores na Avenida Cardeal Brandão Vilela, na Mata Escura.

Cerca de 60 pessoas fecharam a via em protesto pela morte de um rapaz, alvejado pela polícia no último sábado, após um suposto confronto. Eles usaram lixo e pneus queimados para bloquear a via, além de usar um micro-ônibus atravessado na pista para bloquear totalmente o trânsito.

Policiais afirmaram que o rapaz faria parte de um grupo de assaltantes, e teria sido atingido durante um confronto após um assalto no último sábado. “Ele estava junto dos outros nove assaltantes do grupo, que fugiram. Apreendemos uma arma e drogas com ele”, conta um dos policiais.

Na ocasião, o grupo havia praticado um roubo a um dos estabelecimentos comerciais de Santo Inácio e acabou sendo perseguido pela polícia. A PM, porém, informou que vai apurar o caso. 

Buscas - No caso dos assaltos de ontem, policiais da 48ª CIPM afirmam que, ao receberem a informação sobre o arrastão, se dirigiram até a Rua Direita, porém chegaram tarde demais por conta do engarrafamento provocado pela manifestação na Mata Escura.


Polícia fez buscas pela região após arrastão , mas ninguém foi preso 

Até um helicóptero da Polícia Militar foi usado na procura, e, ainda de acordo com os policiais, eles chegaram a avistar o grupo de bandidos de longe, numa ladeira na área da Mata Escura, mas não conseguiram persegui-los. Apesar de parte dos bandidos estar armada, ninguém ficou ferido durante os assaltos.

Até helicóptero foi usado pela polícia na procura pelos bandidos

Rotina - Um comerciante  que também trabalha na região contou que os assaltos têm sido diários e que os funcionários têm fechado os estabelecimentos mais cedo por conta da insegurança.

As sensações de medo e insegurança têm diminuído as vendas em estabelecimentos da região. Para um comerciante que mora no bairro há 30 anos, tem sido difícil cumprir os horários de funcionamento.

“Antigamente meia-noite você via gente na rua, famílias, crianças comendo na pizzaria. Hoje, tudo está fechando cedo, pelo medo dos assaltos. Quando dá 19h não tem mais ninguém na rua. A gente tem vivido um inferno”, desabafou o rapaz.

Por Lorena Caliman // Fonte: correio
lorena.caliman@redebahia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.